Título: Uma aula de preservação
Autor: França, Anna Lúcia
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/04/2008, Gazeta verde, p. A12

São Paulo, 25 de Abril de 2008 - A preservação do meio ambiente já chegou aos bancos escolares. Desde agosto do ano passado, a Fundação SOS Mata Atlântica deu início a um intenso programa de capacitação de professores para a questão ambiental. O "Mata Atlântica Vai à Escola" tem como objetivo, não apenas preparar, mas também mobilizar professores para que consigam sensibilizar seus alunos a respeito das questões ambientais.

Inicialmente trabalhando com três escolas ao longo do último semestre de 2007, o projeto hoje conta com o envolvimento de cinco instituições públicas da cidade de São Paulo. No foco do programa estão estudantes do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada.

As escolas participantes escolhem quatro ou cinco professores, que serão capacitados pela equipe da Fundação SOS Mata Atlântica e servirão como multiplicadores dos conceitos da conservação ambiental e do Bioma Mata Atlântica para todo o restante da unidade, explica Beatriz Siqueira, coordenadora do programa. "Escolhemos os alunos do Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos, porque acreditamos que nesta faixa podemos apresentar conceitos importantes para a formação dos adultos de amanhã", explica a coordenadora.

Dentro do programa, segundo ela, são trabalhadas questões simples como o desperdício de recursos naturais e produção de lixo. Tudo com objetivo de sensibilizar o indivíduo dentro de seu dia-a-dia. "Os resultados foram muito bons durante o projeto-piloto que fizemos no ano passado e pudemos também aperfeiçoar alguns pontos, como o desenvolvimento de material didático para auxiliar os professores", explica.

Hoje, o programa é desenvolvido em cinco escolas públicas de São Paulo, mas pode ser aberto a escolas privadas. O projeto fará parte da quarta edição do Viva a Mata, mostra realizada que reúne iniciativas em prol da Mata Atlântica. O evento será realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho, na Marquise do Parque Ibirapuera (SP).

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 12)()