Título: Ricupero deixa a Unctad e ainda não há sucessor
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Internacional, p. A-9

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), o brasileiro Rubens Ricupero, deixou ontem o cargo, que ocupou durante os últimos nove anos. Em sua despedida, Ricupero apresentou um livro intitulado "Além da sabedoria convencional da política de desenvolvimento: uma história intelectual da Unctad 1964-2004". Sua saída coincide com os 40 anos da fundação do organismo da ONU, destinado a favorecer o diálogo entre os países industrializados e em desenvolvimento para promover o comércio e o desenvolvimento.

Diplomata de carreira, Ricupero elogiou a criação no ano passado do Grupo dos 20 (G-20), liderado por Brasil, Índia, China e África do Sul e integrado por outros países em desenvolvimento com o objetivo de defender seus interesses na Organização Mundial do Comércio (OMC) frente as nações mais ricas.

A direção da Unctad será assumida pelo chileno Carlos Fortín, atual secretário-geral adjunto, até a nomeação do substituto de Ricupero, decisão que será tomada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Entre os candidatos ao cargo se destacam, por enquanto, o ex-secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) o filipino Rodolfo Severino e o professor indiano Deepak Nayyar, vice-reitor da Universidade de Nova Délhi.