Título: Diminui o índice de produção industrial na UE
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Internacional, p. A-10
O índice da produção em todos os setores da indústria, exceto a construção, aumentou 0,9% na União Européia (UE) no segundo trimestre de 2004, na comparação com o anterior, informou ontem, o Escritório de Estatísticas do bloco (Eurostat). Na zona do euro e nos 15 países que formavam a UE antes da ampliação, este índice aumentou 0,8% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores.
Segundo o Eurostat, trata-se do quarto trimestre consecutivo em que a produção industrial cresceu nesses três grupos de países. No segundo trimestre de 2004 e em relação a igual período de 2003, a produção industrial aumentou 3,1% no conjunto da UE. Nos antigos 15 países membros e na zona do euro, o crescimento da produção industrial no segundo trimestre de 2004 foi de 2,5% e 2,7% respectivamente, na comparação com igual período do ano anterior.
Os países nos quais a produção industrial registrou maior crescimento no segundo trimestre deste ano foram Finlândia (3,9%) e República Checa (3,7%), em contraste com Holanda (-2,4%) e Irlanda (-0,5), onde foram registradas as quedas mais acentuadas.
Por setores, a produção na indústria automobilística foi a que registrou maior crescimento na UE entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, com alta de 2,9%. A maquinaria e os equipamentos registraram crescimento de 1,9% em relação ao primeiro trimestre, e o setor dos produtos alimentícios e das bebidas se manteve estável. A produção caiu 2,8% na indústria do couro e do calçado, 2,6% na indústria do tabaco e 2,2% na extração de carvão. Comparando os dados de 2004 com os de 2003, a produção aumentou 7,4% na indústria automobilística, 6,7% na extração de minerais metálicos e 6,3% na produção de petróleo refinado e equipamentos de rádio, televisão e comunicações. Em contrapartida, caiu 9,5% no setor do couro e do calçado, 6,9% na indústria do tabaco e 4% na extração de minerais não metálicos.