Título: Pacotes com preços estáveis garantem o crescimento da CVC
Autor: Regiane de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Comércio & Serviços, p. A-12

É com o conceito de negócio de varejo do turismo que a operadora CVC garante bons resultados no mercado nacional. Negociações com os fornecedores para evitar o repasse de preços, flexibilidade no pagamento de pacotes e pontos-de-venda situados em locais estratégicos garantiram à empresa um volume de 482,1 mil passageiros transportados, entre janeiro e agosto deste ano. O resultado é 25% superior ao do mesmo período do ano passado (386,9 mil).

Com a melhora da economia, a expectativa da empresa é encerrar este ano com cerca de 900 mil turistas viajando dentro e fora do Brasil, num crescimento da ordem de 30% sobre 2003. "No primeiro semestre tivemos um desempenho surpreendente, tanto no turismo interno quanto nas viagens internacionais", informa Guilherme Paulus, presidente da CVC.

Entre as conquistas da empresa, ele cita a venda, pela primeira vez no mercado brasileiro, de pacotes com vôos fretados para a Europa com entrada pela Espanha: "Levamos mais de 10 mil passageiros para o continente europeu entre abril e setembro". Os Estados Unidos são outro destino procurado: somente no primeiro semestre houve um aumento de 30% nas viagens para o país.

Paulus destaca ainda que "os fretamentos para Cancun, Bariloche e Buenos Aires, bem como o lançamento de Rússia e Escandinávia, foram, da mesma forma, um sucesso. Além disso, temos recebido muitos turistas estrangeiros, principalmente argentinos e americanos que estamos captando a partir das nossas bases em Buenos Airese Miami. Lançamos, ainda, uma série de novos destinos nacionais, como Riviera de São Lourenço, Aracaju com Cânion do Xingó e Itacaré, no sul da Bahia. O ecoturismo é um dos segmentos que mais vem crescendo".

O movimento acumulado da CVC de janeiro até agosto é de R$ 723 milhões, sendo que, segundo cálculos da Organização Mundial do Turismo (OMT), 40% deste total são destinados a salários e encargos. O resultado da CVC, ainda de acordo com estes cálculos, representa a criação ou a geração de 100 mil empregos por mês.

Repasses

Para a próxima temporada, a palavra de ordem é "não repassar custos", afirma Valter Patriani, diretor de vendas da CVC. "Os pacotes da próxima temporada de verão serão vendidos com o mesmo preço do ano passado."

Segundo o executivo, com a melhora na demanda pelos serviços de turismo, há uma tendência no mercado de melhorar as apertadas margens de lucro através do repasse de custos para o consumidor. Entretanto, afirma Patriani, "acontece com setor de turismo o mesmo que no varejo: quem repassa preços não vende. Isto porque o consumidor não teve aumento de renda neste último ano".

Patriani esclarece, porém, que a falta de repasses não vai influenciar na rentabilidade das empresas da cadeia turística. "Os fornecedores vão ganhar com a redução da capacidade ociosa."

A estratégia da CVC é realizar grandes negociações com os fornecedores para trabalhar com um grande volume e, assim, manter os preços em níveis que sejam acessíveis aos consumidores. A expectativa da empresa é que na alta temporada deste ano os hotéis atinjam uma taxa de ocupação de 75%, superando a marca regular de 65%. Já nos vôos fretados, a perspectiva é que a ocupação passe de 88%, para 95%.

Além disso, afirma Patriani, a CVC tem feito um grande esforço para trazer para o mercado o turista que costuma viajar com seu próprio automóvel e alugar casas de veraneio. São milhares de viajantes de fim de semana que podem ser levados às agências de viagem. "A CVC é uma verdadeira varejista do turismo: vamos atrás do público aonde ele está e disputamos o apertado orçamento da classe média com outras necessidades, como bens de consumo ".

A meta da empresa é trazer para o mercado de turismo um consumidor que antes não planejava viajar e hoje já pode ter acesso a pacotes turísticos em função de preços acessíveis e da possibilidade de pagamento parcelado, sem juros, em até dez vezes. Entretanto, afirma Patriani, a empresa é flexivel na negociação dos pagamentos, que podem ser feitos em até 36 vezes, financiados por bancos parceiros.

Segundo o executivo, a taxa de inadimplência na CVC é baixa, cerca de 0,5%, e as vendas a prazo são responsáveis por 75% de todo o movimento.

Verão

Na próxima temporada de verão a CVC irá operar com 180 vôos fretados por semana, com aeronaves Airbus, de maior capacidade, contra 150 fretamentos semanais na temporada passada. Isso representará um aumento de 25% na oferta de pacotes este ano.

No segmento de cruzeiros marítimos, a CVC estima que irá embarcar cerca de 23 mil passageiros nos navios Blue Dream e Pacific, fretados para o próximo verão, contra 15 mil passageiros que navegaram com a empresa durante a última temporada.