Título: Morre presidente do Conselho de Ética
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/05/2008, Política, p. A7

São Paulo, 5 de Maio de 2008 - O deputado Ricardo Izar (PTB-SP), de 69 anos, morreu na última sexta-feira no Hospital do Coração, vítima de ruptura de um aneurisma da aorta, segundo o hospital. Izar, que presidia o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, estava internado desde 28 de março. Advogado, Izar ficou conhecido por ter presidido o Conselho de Ética durante os julgamentos dos envolvidos no esquema do mensalão, que resultaram nas cassações de José Dirceu (PT), Roberto Jefferson (PTB) e outros dez parlamentares. Seu suplente é o deputado Jefferson Alves Campos, também do PTB.

Deputado federal por São Paulo por seis vezes, ele passou pela Arena, PDS, PFL, PL, PPB, PMDB e PSDB antes de ingressar no PTB em 2001. Foi o parlamentar com o maior número de emendas aprovadas no texto da Constituição de 1988.

Além de ter atuado como procurador da Câmara no ano de 2003, no Congresso, foi integrante da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e da Comissão Mista da Redução da Alíquota do Imposto de Importação.

Na Câmara, presidiu as comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias. Integrou as comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; Agricultura e Política Rural; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Desenvolvimento Urbano; Educação e Cultura; Fiscalização Financeira e Controle; Minas e Energia; e Seguridade Social e Família. Em São Paulo, exerceu quatro mandatos como deputado estadual e recebeu títulos de cidadão honorário de 37 municípios de São Paulo.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Redação, com agências - Reuters e Agência Câmara)