Título: Dilma em dia de Lula
Autor: Fagundes, Ezequiel
Fonte: Correio Braziliense, 22/04/2011, Política, p. 2

Enviado especial Ouro Preto ¿ Nada de autoridades na recepção. Em sua primeira visita à cidade histórica de Ouro Preto como presidente, Dilma Rousseff, assim como costumava fazer o seu antecessor e padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quebrou o protocolo e foi cumprimentar crianças e moradores carentes que se deslocaram até o câmpus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para recepcioná-la ontem. Rodeada de seguranças, ela percorreu parte do alambrado do campo usado como heliponto para cumprimentar os moradores com apertos de mão. ¿Bom dia, Dilma! Muito bom dia, presidente! Ei, Dilma!¿, gritavam as crianças, enquanto os adultos não paravam de filmar e fotografar com celulares.

Segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 200 pessoas, a maioria delas crianças, foram aguardar a chegada da presidente, que desceu do helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) acenando e sorrindo. Ela estava acompanhada do governador Antonio Anastasia e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP). ¿Como é que você se chama?¿, perguntava a presidente a todo momento. As crianças respondiam entre sorrisos: ¿Maria Eduarda¿, ¿Igor¿, ¿João Paulo¿, ¿Pamela¿, ¿Urlei¿. Depois da solenidade de 21 de abril, em que foi a estrela principal, Dilma foi embora sem falar com a imprensa. Antes, enquanto cumprimentava a população no câmpus da Ufop, ela falou com exclusividade ao Correio/Estado de Minas.

À vontade, a presidente classificou de ¿recepção maravilhosa¿ a festa preparada pelos moradores da cidade. ¿É muito importante para mim participar. Vir aqui em Ouro Preto no dia 21 de abril é algo que faz muito bem à alma. E também tem o lado importantíssimo que o Brasil nasceu aqui¿, declarou. ¿Muito bom dia, presidente, seja muito bem-vinda em nossa cidade. A senhora está tão bonita¿, disparou uma jovem em seguida. ¿É muito bom ouvir um elogio logo cedo¿, respondeu Dilma.

Almoço Com uma hora de atraso, a presidente chegou às 10h30 para participar inicialmente do sepultamento dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa. Quase três horas depois, ela seguiu com sua comitiva para o sítio do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia (PSB), aliado de primeira hora do ex-presidente Lula, em Santo Antônio do Leite, onde foi almoçar antes de voltar a Brasília.

Medalha A Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo estado de Minas, homenageou 239 pessoas. Além de Dilma ¿ que recebeu o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência ¿, foram agraciados os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento), José Eduardo Cardozo (Justiça), Ana de Hollanda (Cultura) e Fernando Bezerra (Integração). Também receberam a medalha o governador da Bahia, Jaques Wagner; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT).