Título: CTBC inicia operação para conquistar mercado da região da Grande BH
Autor: Durval Guimarães
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-13

A Companhia Telefônica Brasil Central (CTBC), operadora de telecomunicações do grupo Algar, com sede em Uberlândia, deflagrou, nesta semana, intensa campanha de publicidade em Belo Horizonte para divulgar seu código de longa distância, o 12, dando partida a um amplo ataque ao mercado de telefonia da capital mineira e dos outros 33 municípios da região metropolitana.

Os usuários terão, a partir de agora, segundo o diretor de marketing e vendas da operadora, Eduardo Parra, uma nova opção para ligações interurbanas nacionais e internacionais a um custo cerca de 15% mais baixo que o das empresas concorrentes e, dentro de dois anos, uma nova operadora de telefonia fixa local, em competição direta com a Telemar e a Vésper.

Até o ano passado, a empresa detinha concessão para atuar no Triângulo Mineiro e regiões vizinhas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Agora, com a licença concedida pela Anatel para expandir sua área de atividades, a empresa escolheu Belo Horizonte para levar os seus planos de telefonia interurbana para o segmento residencial. A CTBC também comprou um ponto de interconexão em Miami para garantir também que seus clientes tenham acesso aos benefícios de qualidade e custos ao realizar ligações internacionais conectadas no exterior.

Belo Horizonte, Betim e Contagem, que são as três maiores cidades da região metropolitana, representam juntas mais de R$ 110 milhões em minutos por mês de ligações interurbanas nacionais e internacionais, entre operadoras fixas e móveis, segundo a CTBC.

A região da capital mineira detém 20% de todo o tráfego de Minas Gerais, e o objetivo da empresa de telefonia do Triângulo é abocanhar 6% desse mercado de interurbanos. Para que isso ocorra, a empresa conta com a rápida assimilação de seu sistema de tarifação por parte dos usuário, que não precisará saber se a ligação é para perto ou longe ou se o horário é normal ou super reduzido. Basta saber se é dia, noite ou final de semana, com tarifas a partir de R$ 0,16 por minuto.

Na verdade, a empresa já havia iniciado uma investida no mercado da capital mineira, mediante contratos com grandes empresas, como a construtora MRV e a cooperativa de serviços médicos Unimed. Com mais de um milhão de clientes nas suas áreas de atuação e uma receita líquida anual de R$ 1,1 bilhão, a operadora espera incrementar 10% seu tráfego de longa distância nos próximos dois anos. Nesta primeira fase, a CTBC investirá cerca de R$ 18 milhões em transmissão e rede e em torno de R$ 3 milhões em campanhas de divulgação, segundo Eduardo Parra.

Além de atuar em telefonia fixa e móvel, a empresa mantém uma rede óptica de 8,5 mil km para interligar e oferecer outras soluções de telecomunicações ¿ comunicação de dados, internet, TV por assinatura, data center ¿ em todo o país, interconectando mais de 300 localidades. Segundo informações da empresa, o índice de participação de mercado da operadora é de 75% nos locais onde atua, no momento. Quando concluir seus planos de expansão, a empresa acredita que estará alcançando 950 novos municípios.

A empresa, segundo Eduardo Barra, tem interesse em adquirir a Infovias, subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que opera a maior rede de fibra ótica para transporte de serviços de telecomunicações no Estado de Minas Gerais e está instalada nos mesmos postes da sua rede de energia elétrica. A empresa está presente em 21 cidades mineiras, com 1.140 km de cabos, dos quais a metade em Belo-Horizonte, Betim e Contagem, na região metropolitana da capital mineira. Seu capital é de R$ 290 milhões, estima uma receita de R$ 40 milhões no corrente ano e tem, entre seus clientes, as principais empresas de telefonia que operam no estado.

kicker: A nova opção para ligações interurbanas nacionais e internacionais é 15% mais barata