Título: Ayres Britto, indicado por Lula ao STF, assume presidência do TSE
Autor: Orlando, Luiz
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/05/2008, Política, p. A10

Brasília, 6 de Maio de 2008 - O ministro Carlos Ayres Britto, 65 anos, assume hoje a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para um mandato de dois anos, de acordo com o sistema de rodízio adotado pelos três representantes do Supremo Tribunal Federal no TSE. Os quatro outros integrantes são dois ministros do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados escolhidos pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

O novo vice-presidente é Joaquim Barbosa, e o ministro Marco Aurélio volta à cadeira que ocupava no plenário, onde ficará até março do próximo ano. Sergipano de Própria, Ayres Britto é o primeiro dos ministros nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assumir a presidência de um tribunal superior. Formou-se em direito, em 1966, pela Universidade Federal de Sergipe, onde fez cursos de pós-graduação em direito público e privado, antes de obter doutorar-se, em direito constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em Sergipe, Britto exerceu a advocacia e atuou em cargos públicos, como o de consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas. Foi também conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi nomeado ministro do Supremo em junho de 2003. Ao longo da carreira, Carlos Britto exerceu o magistério em várias universidades, em cursos de graduação e pós-graduação.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Luiz Orlando)

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 06/05/2008 01:34