Título: Homenagem a Izar provoca discussão
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/05/2008, Política, p. A10

Brasília, 6 de Maio de 2008 - O clima de tensão entre governo e oposição está cada vez mais evidente no Congresso e não poupa nem mesmo homenagem póstuma. Ontem, os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA) protagonizaram um bate-boca durante a sessão de homenagem ao deputado federal Ricardo Izar, que faleceu na última sexta-feira. Pela tradição do Congresso, quando um parlamentar morre, as duas Casas legislativas apenas abrem suas sessões e aprovaram requerimentos de voto de pesar pela morte do colega.

O tucano, no entanto, diz que resolveu prestar uma homenagem a Izar mostrando seu "trabalho" e levou à tribuna um discurso de 20 páginas, que estendeu a sessão por quase uma hora, sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista dos Cartões Corporativos, o dossiê e questões éticas. O senador Epitácio Cafeteira, que apresentou o pedido de homenagem ao deputado, se irritou e cobrou o fim do discurso de Dias. "O senhor está fazendo um discurso e defendendo princípios éticos, mas, na verdade, os está desrespeitando. O senhor está transformando uma homenagem em palco para um embate político", argumentou Epitácio.

Para o tucano, o discurso seria a melhor forma de homenagear o petebista que sempre lutou contra a corrupção, principalmente quando presidiu o Conselho de Ética da Câmara nos episódios do mensalão e do sanguessugas. (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Márcio Falcão)