Título: Cotações elevadas estimularam venda antecipada da produção
Autor: Baldi, Neila
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/05/2008, Agronegócio, p. C7

São Paulo, 7 de Maio de 2008 - Os preços internacionais mais altos estimularam as vendas antecipadas da safra 2007/08. Tanto no algodão quanto na soja a comercialização ultrapassa 60%, valores superiores ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, nem todo mundo "ganhou dinheiro". Por conta disso, para a safra 2008/09, no entanto, o momento é de cautela.

"A antecipação é boa quando é estratégia financeira, mas quando o produtor usa para antecipar recursos para o plantio, com juros elevados, é ruim. Ele deixa de ganhar", diz Rosemeire dos Santos, assessora-técnica da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo levantamento da Safras & Mercado a colheita atual já está 63% vendida ante a 57% no mesmo período do ano passado e a uma média de 55% nos últimos cinco anos. As projeções da Céleres estão na mesma linha: 67% comercializada até o momento, volume cinco pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7)(Neila Baldi)