Título: Denúncias desde 2007
Autor: Taffner, Ricardo ; Temóteo, Antonio
Fonte: Correio Braziliense, 22/04/2011, Cidades, p. 17

A primeira denúncia contra Deborah Guerner e Leonardo Bandarra foi publicada, em 2007, no blog do jornalista Roberto Kuppê. Segundo o blogueiro, os promotores tentavam beneficiar empresas em contratos de lixo na capital da República. Irritados com a acusação, eles procuraram, por intermédio da servidora Cláudia Chagas, o então secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa.

Em depoimento, o delator do esquema de corrupção confirmou que foi contatado pelos promotores para tirar a nota do ar de forma ilícita ¿ o que teria feito com a ajuda de dois técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan).

Depois disso, começou um relacionamento de cumplicidade entre o trio. Deborah e Bandarra teriam vazado detalhes da Operação Megabyte ¿ que investigava contratos de informática firmados com o GDF ¿ a Durval a tempo de o então secretário conseguir destruir documentos antes de ação de busca e apreensão em sua residência.

Além disso, a dupla de promotores é acusada de tentar extorquir José Roberto Arruda. De posse de vídeo no qual o ex-governador aparece recebendo dinheiro de Durval, eles teriam cobrado R$ 2 milhões de Arruda para não divulgar as imagens. Também em depoimento, Arruda confirmou a chantagem.

Por conta das denúncias, o Ministério Público e a Polícia Federal realizaram mandados de busca na residência do casal Guerner, onde apreenderam documentos, dinheiro e vídeos no cofre instalado em um bunker escondido no jardim da casa. O marido de Deborah, Jorge Guerner, aparece em imagens explicando a ela como deveria esconder dinheiro supostamente ilícito. (RT)