Título: Escândalo do UBS pode passar pelo Brasil
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/05/2008, Nacional, p. A8
12 de Maio de 2008 - O UBS, uma das mais tradicionais instituições financeiras suíças, tem vivido dias turbulentos. Por um lado, pesadas perdas decorrentes de créditos erodidos com a crise imobiliária nos EUA e na Europa. Por outro, incursões pelo mercado secundário de créditos - no qual é comprador contumaz - têm malogrado e contribuído para a fragilização de ativos. A imagem do banco é abalada por métodos de pressão, questionados mesmo pelos operadores mais agressivos do mercado, para que devedores resgatem, a valor de face, créditos adquiridos com alto percentual de deságio. Agora, novo escândalo se abate sobre a instituição.
Na semana passada, um alto executivo do grupo foi detido em Miami, por conta de "transações fiscais questionáveis", na definição do New York Times. O caso ocupa as principais páginas e sites financeiros de gigantes da mídia econômica como o Financial Times e The Wall Street Journal.
As operações fraudulentas podem contar com respaldo de escritório de advocacia no Brasil. Na última quarta-feira, 7, chegava às mãos de 2,5 milhões de clientes do banco carta formal de desculpas pela perda de ? 7 bilhões no primeiro trimestre de 2008. O principal banco da Suíça alertava também que o resto do ano seria difícil e de mais prejuízos. (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Nova York, São Paulo e Brasília)