Título: Cúpula UE-América Latina terá a presença de 60 líderes
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/05/2008, Internacional, p. A13
São Paulo, 12 de Maio de 2008 - Com a presença de 60 presidentes , a V Cúpula de líderes da América Latina e Caribe e União Européia (ALC-UE) acontece nos dias 16 e 17 em Lima com uma agenda voltada para estreitar os laços comerciais e políticos assim como discutir a busca de mecanismos de combate à pobreza e de proteção ao meio ambiente.
A expectativa de um avanço para a retomada das negociações do acordo comercial de livre comércio entre a UE e o Mercosul durante o evento que reunirá 33 presidentes latino-americanos e 27 europeus, no entanto, diminui cada vez mais diante da estagnação das negociações da Rodada Doha, para a liberalização do comércio global. Com isso, acredita-se que o diálogo do acordo bilateral não serão retomadas durante o encontro, como era esperado. Entre os dias 15 e 17, inclusive, estão previstas de alto escalão e ministeriais para discutir o acordo UE-Mercosul. Mas a previsão é de que haja pouco ou quase nenhum avanço, de acordo com uma fonte ligada à negociação.
"O acordo UE-Mercosul depende muito de Doha. A partir de um resultado positivo em Doha é que se poderá retomar as negociações do acordo bilateral", comenta Rodrigo Lima, gerente geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), voltado para estudos e pesquisas aplicadas em temas de comércio e política comercial.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 13)(Rosana Hessel)