Título: Cúpula de Lima terá a presença de 45 chefes de governo
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Gazeta Mercantil, 14/05/2008, Internacional, p. A12

Lima, 14 de Maio de 2008 - A rotina de Lima foi totalmente alterada em função da V Cúpula América Latina e Caribe-União Européia (ALC-UE) que será realizada na sexta-feira (16) e no sábado (17) na capital peruana.

De acordo com as agências de notícias locais, um enorme congestionamento foi registrado pela manhã de ontem, em diversas ruas dos bairros de Miraflores, San Isidro e San Borja, próximos ao local do evento. O trânsito de Lima está caótico de acordo com taxistas porque várias ruas no centro da cidade e em San Borja, onde está localizado o Museu da Nação, a sede da cúpula, estão bloqueadas para veículos. Durante o primeiro dia de fechamento das ruas trajetos que antes levavam em média 15 minutos de táxi, como de Miraflores para as proximidades do Museu da Nação, acabaram consumindo mais de 40 minutos.

Com 8,4 milhões de habitantes, o centro econômico peruano não possui metrô e, apesar de ter avenidas bem largas, possui uma frota de vans, microônibus e táxis em péssimo estado de conservação. Os táxis, por exemplo, não possuem ar condicionado e muito menos um taxímetro. Com isso, é preciso negociar antes uma corrida para depois entrar no carro e seguir para o destino.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 12)()