Título: Petrobras tem valor superior à Microsoft
Autor: Feltrin, Luciano
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/05/2008, Gazetainveste, p. B2

São Paulo, 20 de Maio de 2008 - A descoberta de duas enormes reservas na Bacia de Santos fez com que o valor de mercado da Petrobras mais do que dobrasse nos últimos 12 meses, atingindo US$ 287 bilhões. A alta dos papéis foi responsável, de acordo com a consultoria Economatica, por um salto que levou a companhia brasileira a superar a gigante Microsoft, cujo valor de mercado é de US$ 279 bilhões. Os dados do levantamento levam em consideração a cotação das ações das empresas na bolsa no dia 16, sexta-feira da semana passada. Com a valorização de seus papéis, a Petrobras aproximou-se, em valor de mercado, das duas primeiras colocadas do ranking: Exxon Mobil e a General Eletric. A petrolífera e a companhia da área de eletroeletrônicos - ambas norte-americanas - valem respectivamente US$ 489 bilhões e US$ 320 bilhões. A lista da Economatica traz, entre os dez primeiros colocados, outra das maiores companhias do País: a Vale do Rio Doce. A mineradora aparece em 9ª lugar, com valor de US$ 196 bilhões, logo atrás de AT&T, Wal Mart, Chevron Texaco e a gigante da indústria química Procter & Gamble. O Bradesco, maior banco privado brasileiro, é o 43º colocado no ranking. O valor de mercado da instituição é, segundo a Economatica, de US$ 67 bilhões, pouco maior que o do grupo de entretenimento Walt Disney. Destaques da Bovespa As ações de Petrobras e Vale são aquelas com maior peso dentro da carteira teórica que compõem o Ibovespa. Somados os papéis preferenciais e ordinários, as duas companhias são responsáveis por mais de 30% do total do valor negociado pelo índice de referência da bolsa paulista. Ontem, por exemplo, as transações envolvendo vencimento de opções de compra e venda de ações na Bovespa, movimentaram mais de R$ 4 bilhões. Desses, R$ 1,4 bilhão foram de negócios envolvendo os dois papéis. (Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)()

--------------------------------------------------------------------------------