Título: Malásia detecta novo caso de gripe de aves
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Agribusiness, p. B-12

Três novos focos da gripe de aves, um deles fora da zona de quarentena estabelecida em agosto, apareceram no estado malaio de Kelantan, na fronteira com a Tailândia. "O novo caso apareceu na aldeia de Kuchelong. As autoridades começarão a sacrificar as aves imediatamente", disse Hawari Hussein, diretor-geral dos serviços veterinários.

A doença apareceu também em outras duas aldeias próximas de Pasir Pekan, onde foi detectado no mês passado pela primeira vez na Malásia o vírus H5N1, que deixou 28 mortos na Ásia desde que a doença ressurgiu, em dezembro de 2003. Um homem de 26 anos e uma menina de 8 de uma das aldeias foram internados em um hospital para observação depois de apresentarem sintomas da gripe de aves. Os novos focos se somam aos casos de gripe de aves em quatro povoados de Kelantan na semana passada.

Como conseqüência, as autoridades intensificaram, desde segunda-feira, a vigilância nesse estado, onde 200 pessoas realizam controles clínicos em mercados, parques e lojas de animais.

A descoberta da doença fora dos 10 quilômetros de raio da zona de quarentena preocupa os serviços veterinários, que tinham garantido até agora que o foco estava limitado a tal região. As autoridades afirmam que a doença entrou em Kelantan por meio do contrabando de frangos e dos galos de briga levados à Tailândia para competir e que foram expostos ao vírus. O governo da Malásia tenta conseguir a colaboração do país vizinho para deter a expansão da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que teme que o vírus H5N1 possa ficar mais potente, chegue a ser transmitido entre humanos e cause a próxima pandemia global de gripe.

Prejuízos à produção

A descoberta da gripe avícola nas aldeias no estado de Kelantan, no norte do país, afetou o setor avícola, que tem cerca de 2.840 granjas concentradas nos estados de Penang e Perak, ao norte da capital de Kuala Lumpur, e em Johor, ao sul. Em conseqüência disso, a vizinha Cingapura proibiu a importação de aves da Malásia.

O Departamento de Serviços Veterinários detectou no sábado novos casos de infecção. Essa foi a segunda vez em cinco dias, com 11 frangos mortos e três patos em três aldeias no raio de 10 quilômetros do local onde foi detectado pela primeira vez o surto.