Título: Oferta de emprego enche estádio
Autor: Durval Guimarães
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/09/2004, Primeira Página, p. A-1

O América, de BH, levou 30 mil pessoas ao Mineirão, mas perdeu o jogo. O América Futebol Clube, uma das mais tradicionais agremiações do esporte mineiro, realizou na terça-feira à noite um sorteio para o preenchimento de dez empregos, em ocupações variadas, no intervalo da partida contra o CRB, de Maceió (AL). A surpreendente promoção levou quase 30 mil pessoas ao estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, um público pelo menos quinze vezes superior ao que freqüenta habitualmente seus jogos e tinha o desesperado objetivo de intimidar o adversário e assegurar a permanência do time na segunda divisão do campeonato brasileiro.A despeito do sucesso da promoção, os jogadores repetiram o péssimo futebol apresentado durante a temporada, não tendo passado de um empate em zero a zero, numa partida em que o melhor atleta do time foi o goleiro Laílson. Agora, resta apenas uma partida, no dia 25 de setembro, em Caxias do Sul (RS), na qual o time terá de vencer e, ainda, aguardar uma complicadíssima combinação de resultados favoráveis nas disputas entre seus competidores.

Portanto, diante da iminente queda para a terceira divisão, o clube terá atividade garantida em apenas três meses do próximo ano e certamente deverá demitir os seus 11 jogadores, iniciativa que irá contribuir, e muito, para atenuar o ímpeto da dívida do clube, que já supera R$10 milhões, mas a hipótese é desmentida pela diretoria. Ontem pela manhã, no mesmo instante em que a cidade lamentava o infortúnio da equipe, a Fundação João Pinheiro, órgão do governo de Minas, anunciava o boletim mensal de emprego em Belo Horizonte, no qual se constatou a existência de 443 mil desempregados na região metropolitana.

O América é um dos mais antigos times brasileiros de futebol - com quase cem anos de existência - e tem entre seus torcedores famosos o ex-governador e atual senador Eduardo Azeredo e o ex-ministro da Fazenda, Paulo Haddad. Os empregos oferecidos refletem as atividades empresariais variadas de diretores e conselheiros, que deram essa que pode ser uma derradeira tentativa para assegurar a sobrevivência da agremiação na condição de equipe profissional.