Título: Pesquisas apontam vitória de Pimentel no 1º- turno
Autor: Ana Paula Machado
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/09/2004, Política, p. A-11
Duas pesquisas divulgadas ontem confirmam a vantagem do candidato à reeleição em Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) sobre os demais postulantes. A sondagem realizada pelo Ibope apontou a liderança do prefeito Pimentel. Pelos números do instituto, o petista apresenta 54% das intenções de voto, João Leite (PSB) 25% e o deputado federal, Roberto Brant (PFL) 5%.
De acordo com os números do Ibope, a diferença entre o primeiro colocado e a soma dos demais candidatos é de 22 pontos percentuais, o que resultaria na definição das eleições em Belo Horizonte já em 3 de outubro. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e foram entrevistados 801 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, em agosto, Pimentel ampliou a vantagem sobre os demais candidatos, à época com 46% das intenções de voto contra 30% do segundo colocado, João Leite. O percentual do petista já apontava uma margem superior a soma dos outros quatro candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, 12 pontos percentuais. A reviravolta do quadro eleitoral na capital mineira acontece justamente com o início dos programas eleitorais no rádio e na TV. Antes, do horário gratuito, conforme o Ibope, Pimentel estava tecnicamente empatado com o socialista, 31% ante 33%.
Na sondagem também divulgada ontem pelo Instituto Brasmarket, o petista aparece com 45,2% das intenções de voto contra 39,9% da soma dos outros quatro candidatos à prefeitura da capital mineira. Com essa folga, Pimentel seria reeleito já no primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 a 10 de setembro e foram entrevistados 801 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O segundo colocado, o deputado estadual João Leite (PSB) aparece com 29,6% dos votos, seguido pelo candidato do PFL, Roberto Brant, com 6,4%.
Para driblar o quadro desfavorável em Belo Horizonte e levar as eleições para o segundo turno, o candidato João Leite, articula o apoio mais intensivo do governador Aécio Neves (PSDB).