Título: Acolhimento para turistas
Autor: Paranhos, Thaís
Fonte: Correio Braziliense, 25/04/2011, Cidades, p. 19

Comerciantes e funcionários também se preparam para receber os turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Clayton Machado, realiza, em parceria com o Ministério do Turismo e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o projeto de capacitação Bem Receber Copa. ¿Vamos qualificar 600 profissionais neste ano e abriremos mais vagas para o próximo¿, adiantou. Clayton explica que qualquer trabalhador de um dos setores contemplados pelo sindicato pode participar. As aulas começam em maio.

Mas essa não é a única iniciativa do Sindhobar. ¿Buscamos parcerias com o Ministério do Turismo e com escolas de línguas do DF também, sem contar o trabalho com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)¿, detalhou. Para Machado, o tempo para Brasília se adequar é pequeno. ¿Infelizmente, não vemos dinâmica nem agilidade por parte do GDF, principalmente no que diz respeito à burocracia. Qualquer iniciativa do setor privado se torna inócua sem a posição do governo¿, afirmou.

O Sebrae também realiza ações para preparar a capital para o evento esportivo. O gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-DF e de projeto da Copa do Mundo, Roberto Faria, informou que a entidade finalizou o mapeamento de oportunidades para micro e pequenas empresas no país. Agora, começa a análise de cada uma das 12 cidades-sede. ¿Durante a última semana de abril, faremos reuniões. Depois, vamos começar o trabalho de campo¿, explicou. As áreas contempladas pelo estudo são: construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo, comércio varejista, serviço, agronegócio, madeira e móveis e cadeia têxtil. O mapeamento deve ficar pronto até junho. ¿Nosso objetivo é mostrar os caminhos aos empresários¿, disse.

Ao todo, 500 taxistas do Aeroporto JK também foram capacitados pela Secretaria de Trabalho. Em 120 horas/aula, eles aprenderam noções de inglês e de espanhol e como aperfeiçoar o atendimento ao turista. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) também está engajada no trabalho de preparação para o Mundial de 2014. Vai oferecer formação de mão de obra nas áreas de hotelaria, gastronomia e de línguas. (TP)