Título: Grupo Pão de Açúcar vende mais em agosto
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/09/2004, Indústria & Serviços, p. A-14

Em agosto último, o grupo Pão de Açúcar registrou vendas brutas de R$ 1,28 bilhão e crescimento de 22,8% em relação ao mesmo período de 2003. As vendas líquidas aumentaram 19,9%, somando R$ 1,06 bilhão. A diferença das taxas de crescimento entre vendas brutas e líquidas resulta do aumento da alíquota da Cofins, em fevereiro.

As vendas nas mesmas lojas em atividade nos meses de agosto deste ano e de 2003 atingiram crescimento de 6,4%, confirmando a tendência de recuperação verificada nos meses anteriores.

Dirigentes do Pão de Açúcar ressaltam que esse desempenho foi obtido mesmo diante de uma forte base de comparação, representada pelo crescimento de 7,1% em agosto de 2003. Além disso, o calendário mostrou-se desfavorável, com uma sexta-feira e um sábado a menos em relação ao período anterior. Outro ponto negativo foi o fato de o dia 30, que concentra boa parte do pagamento de salários, ter caído numa segunda-feira, prejudicando as vendas do último final de semana do mês.

As vendas de produtos não-alimentícios voltaram a apresentar em agosto forte crescimento de 14,2%, nas mesmas lojas, em relação ao ano anterior. Os produtos alimentícios cresceram 4,5%, mesmo depois do avanço de 8,8% registrado em 2003.

Deflacionadas pelo IPCA, as vendas nas mesmas lojas tiveram pequena queda real de 0,7%. Com exclusão do efeito calendário do mês, o resultado de agosto teria crescimento real próximo de 2%, ratificando a tendência verificada no mês anterior.