Título: A indústria têxtil tem o...(pág.A-10)
Autor: Rita Karam
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/09/2004, Primeira Página, p. A-1

Para o diretor da Abit, o esforço da entidade e de outros organismos para colocar os produtos brasileiros no exterior aliado a maior maturidade da indústria em relação às vendas externas e aos preços mais contidos na cadeia têxtil ajudaram a melhoras as exportações. Farkouh disse que, a seguir esse ritmo, as previsões iniciais do setor de exportar cerca de US$ 2 bilhões este ano (foram US$ 1,6 bilhão no ano passado) poderão ser superadas. Além disso, informou, as contratações deverão chegar a 50 mil pessoas este ano, no primeiro semestre, disse Farkouh, foram 38 mil novos funcionários

Marcelo Prado, presidente do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), especializado em pesquisas sobre o setor, considerou que no mercado externo, as fábricas brasileiras ainda tem espaço para crescer, mas é necessário que sejam mais agressivas nesse sentido.

Segundo o Iemi, 93% das vendas do setor ainda são para o mercado interno. "A relação custo benefício é muito boa vendendo no mercado local, o que faz com que algumas empresas ainda sejam pouco agressivas nas exportações", afirmou Prado, acrescentando que mesmo dentro do Brasil a estrutura de distribuição ainda é insuficiente já que aproximadamente 70% da produção é vendida no estado de origem.

"Ainda é grande o número de compradores que vêm de fora e levam os produtos, não é a confecção que tem a estrutura de venda", disse o diretor do Iemi.