Título: Estatal investe em centro de estudos
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/09/2004, Energia, p. A-6

A Petrobras inaugurou, ontem, um Centro de Excelência em Estudos e Análise Dinâmica do Abastecimento (Cead), na sua sede, no Rio. Com o novo centro, que recebeu investimentos de US$ 2,1 milhões, os técnicos da estatal poderão monitorar as principais operações das 11 refinarias de todo o País. Na prática, a mudança permitirá uma maior agilidade nas decisões, permitindo que se encontre soluções capazes de aumentar a carga processada de petróleo produzido no Brasil.

No ano, as refinarias deverão atingir uma produção média de 1,7 milhão de barris diários de derivados, o que representa um aumento de 2,4% em relação a 2003. Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o Cead, por estar conectado em tempo real com as unidades de negócio da área de abastecimento, torna possível o acompanhamento das principais operações e aumenta o grau de certeza das decisões.

"Apenas uma ou duas empresas no mundo possuem uma tecnologia como essa para o downstream (refino e abastecimento)", disse Costa. "Vamos poder dar um salto tecnológico e antecipar vários projetos." Até então, todos os processos de monitoramento eram realizados separadamente, por cada unidade da empresa. A partir de agora, todo o controle será unificado na sala, que conta com um supercomputador. Segundo os técnicos da área, o emprego da realidade virtual permitirá a redução de ciclos tecnológicos.

Durante seis meses, seis empresas nacionais e internacionais e cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas na construção da instalação, que também permitirá a realização de videoconferências com até 15 pessoas ao mesmo tempo, e será usada para o desenvolvimento de novas tecnologias.