Título: Vale fecha dez contratos de longo prazo em dez meses
Autor: Mônica Magnavita
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/09/2004, Indústria & Serviços, p. A-10

A mineradora anunciou ontem novo negócio com a JFE Steel, do Japão. A Companhia Vale do Rio Doce assinou o décimo contrato de longo prazo para fornecimento de minério nos últimos 10 meses. O mais recente, anunciado ontem pela companhia, foi formalizado com a JFE Steel Corporation (JFE), uma das maiores siderúrgicas japonesas, para o fornecimento de 70 milhões de toneladas de minério de ferro por um período de 10 anos, a partir do próximo ano.

O contrato vem complementar o atual, assinado em julho do ano passado. Os dois, juntos, somam exportações de minério da Vale a JFE de 92 milhões de toneladas de minério de ferro entre 2005 e 2014. Segundo a direção da empresa, conforme nota divulgada ontem, os dois grupos "vem construindo um sólido relacionamento por vários anos, firmando contratos de longo prazo e desenvolvendo joint ventures".

Conforme avaliação do analista Luiz Caetano, do banco Brascan, os contratos de longo prazo assinados pela Vale permitem um melhor planejamento nos investimentos e produção, além de estreitar os laços com os clientes. Segundo a Vale, esses contratos, apesar de não forçarem o cliente a comprar, nunca deixaram de ser cumpridos."Esta estratégia, que permite maior previsibilidade do volume de vendas mesmo em momentos em que a demanda não esteja tão aquecida, somada às boas perspectivas de preços para o próximo ano, deve elevar substancialmente os resultados da empresa", disse o analista.

Os nove contratos de longo prazo assinados desde de dezembro de 2003 somam 63 milhões de toneladas de minério de ferro, por ano, e 30 mil toneladas de ferro-ligas. As exportações de minério, conforme Caetano, representam um terço das vendas atuais do produto. De acordo com a Vale, esses contratos "concedem suporte ao seu esforço de investimento na expansão da capacidade de produção de minério de ferro e, ao mesmo tempo, eliminam riscos quanto ao fornecimento futuro de matéria prima para a indústria siderúrgica".

Trata-se do segundo acordo com uma empresa japonesa assinado este ano. O primeiro foi com a Nippon Steel, em maio passado, de sete milhões de toneladas por ano de minério de ferro. Na última terça-feira, a Vale divulgou a formalização de um contrato de longo prazo com o grupo chinês Shougang, de 1,7 milhão de tonelada por ano, o terceiro assinado com siderúrgicas chinesas desde dezembro do ano passado. Antes dele, fechou acordos com a Baosteel e com a China Steel.

No Brasil, a empresa vai fornecer minério de ferro, a longo prazo, para a Cosipa, 1,1 milhão de tonelada por ano, e para a Usiminas, de 5 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, finos e granulados.