Título: Sob nova direção
Autor: Hessel, Rosana ; Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2011, Economia, p. 12

Principais mudanças para o usuário de serviços aeroportuários no modelo de concessão

Tarifas de embarque » Valores cobrados para voos domésticos nos aeroportos e as apostas do mercado para reajuste

Aeroporto Atual Alta de 30% Alta de 100% Brasília R$ 20,66 R$ 26,85 R$ 41,32

Guarulhos (SP) R$ 20,66 R$ 26,85 R$ 41,32

Viracopos (SP) R$ 16,23 R$ 21,09 R$ 32,46

Confins (MG) R$ 19,62 R$ 24,99 R$ 39,24

Galeão (RJ) R$ 19,62 R$ 24,99 R$ 39,24

Como funciona » Novos valores carregarão os investimentos contratados e os lucros a serem apurados.

» A tarifa de embarque está embutida ao valor das passagens. Ela cobre o uso da infraestrutura e seu valor varia conforme a categoria do aeroporto e a natureza da viagem (doméstica ou internacional).

» O valor cobre todas as facilidades e os serviços necessários ao embarque e ao desembarque, como sistema informativo, esteiras, carrinhos de bagagem, pontes de embarque e assistência médica de emergência.

» Em outros países, além da tarifa de embarque básica, são cobrados em separado serviços adicionais para embarque. Há ainda locais que cobram valores específicos para a segurança aeroportuária.

Vantagens » Rapidez e eficiência de serviços, como embarques, transporte em pista e recepção de bagagem.

» Qualidade nos serviços de manutenção e limpeza de dependências usadas pelos passageiros.

» Introdução mais rápida de novos serviços e tecnologias voltadas aos usuários dos terminais.

Receios » Companhias aéreas temem encarecimentos das operações nos terminais a serem concedidos.

» Dos 10 mil aeroportos no mundo, 200 têm gestão privada. As tarifas subiram até 300% (Buenos Aires).

» Em alguns terminais administrados por empresas, a qualidade caiu, como Heathrow, em Londres.

Objetivos » Ampliação dos investimentos da Infraero nos aeroportos até 2014, hoje estimados em R$ 9 bilhões.

» Melhora dos atuais sistemas de check-in compartilhado e de transferência de dados de aeronaves.

» Mais concorrência no fornecimento de Módulos Operacionais Provisórios (MOP), os ¿puxadinhos¿.

» Atingir a meta de construir mais 766 mil metros quadrados de área nova em terminais brasileiros.

Fontes: Consultorias e Infraero