Título: Nova bandeira vai orientar expansão para o interior
Autor: Regiane de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/09/2004, Comércio & Serviços, p. A-11

SuperHotel pretende atrair investidores com o modelo de franquia. Para comemorar seu primeiro ano de atuação, a administradora Hotelaria Brasil vai lançar, durante a 42ª Equipotel, a marca SuperHotel, voltada para o mercado de hospedagem super-econômica. A empresa se prepara ainda para converter suas operações Sol Inn na marca Matiz, lançada recentemente. A Hotelaria Brasil resulta do investimento de um grupo de sócios das tradicionais famílias Simonsen (mercado imobiliário e financeiro), Monteiro da Silva (indústria) e Moussalli (setor têxtil).

Esses investidores começaram na área hoteleira há três anos, com o lançamento da empresa Sol Inn Brasil, representante exclusiva no País da marca Sol Inn, do grupo espanhol Meliá. Na época foram abertos dois hotéis da marca Sol Inn, nas cidades de Guarulhos e Jaguariúna, em São Paulo. Hoje, a marca conta com unidades também no Rio de Janeiro e na cidade de Campinas (SP).

A Hotelaria Brasil foi lançada em substituição à empresa Sol Inn Brasil, frente à decisão do grupo Meliá de descontinuar a bandeira no Brasil. Segundo Ronaldo Albertino, diretor geral da empresa, a saída da marca espanhola abriu espaço para o lançamento de uma nova operação: a marca Matiz.

"O nome Matiz vem de cor, o princípio de onde você pode criar e trabalhar com novas tendências. Esta marca foi criada com o objetivo de trabalhar na conversão de hotéis no Brasil", afirma Albertino. Segundo o executivo, a marca possui um modelo de operação que reúne elementos da brasilidade, regionalismo e informalidade, nas categorias de 3 e 4 estrelas. O primeiro hotel da marca, o Matiz Manhattan, opera em São Paulo.

Nos próximos 30 dias, a Hotelaria Brasil se prepara para converter duas operações: as unidades Sol Inn de Guarulhos e Jaguariúna. Os outros hotéis Sol Inn serão convertidos em 2005, quando se extinguirá a rede no Brasil.

Investimento

De acordo com Albertino, o primeiro ano de operação da empresa cumpriu as metas estabelecidas: "Conseguimos estabilizar as receitas da empresa e, agora, lançar no mercado o SuperHotel."

Neste ano, a Hotelaria Brasil investiu R$ 1,5 milhão no desenvolvimento, projeto arquitetônico e habitacional, decoração e estrutura jurídica para o lançamento das bandeiras Matiz e SuperHotel.

A marca SuperHotel segue os moldes das operações econômicas existentes no mercado, como Fórmula 1, do grupo Accor. Mas tem um diferencial: é voltada para cidades de pequeno e médio portes, que podem receber unidades de, no mínimo, 32 apartamentos.

"As grandes marcas internacionais entendem que este número de apartamentos é insuficiente para uma operação rentável, mas nós temos uma visão diferente", diz Albertino. Ele explica que o negócio é voltado para o mercado de cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, que não possuem oferta suficiente de unidades hoteleiras.

Outro grande diferencial do SuperHotel é a montagem no modelo de franquia. Segundo Albertino, dependendo da região, cada quarto do hotel poderá sair por R$ 30 mil, sem o terreno: "Isso significa que com um investimento de R$ 1 milhão se pode montar uma operação hoteleira de pequeno porte".

A taxa de franquia custa a partir de R$ 100 mil, cerca de 10% do valor do investimento. Os royalties mensais estão na faixa de 5% do faturamento do hotel e a diária ficará na faixa de R$ 50,00.