Título: Apex refaz estratégia para atrair capital
Autor: Lavoratti, Liliana
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/09/2008, Nacional, p. A6

1 de Setembro de 2008 - A Agência de Promoção das Exportações (Apex) vem atuando na China por meio de projetos em vários setores - têxtil, mármores e granitos, máquinas e equipamentos, entre outros -, afirma o diretor de Negócios, Mauricio Borges. Segundo ele, a agência não participou das edições anteriores da Feira de Atração de Investimentos em Xiamen - uma das mais importantes da China - porque o evento não estava entre as prioridades da área de investimentos e por falta de estrutura do órgão para buscar na Ásia parcerias em negócios no Brasil. Foi necessário antes reorganizar a área, informou Borges. A expectativa é que a participação do Brasil no evento contribua para o aumento do volume de investimentos diretos no País, em 2008, em comparação com o ano passado. "Várias empresas multinacionais estão enxergando o Brasil como melhor posicionado em relação até mesmo à China e à Índia para o destino de seus investimentos", acentua o diretor da Apex. Em 2003, se questionava se o Brasil deveria fazer parte do restrito grupo de países emergentes com maior potencial de desenvolvimento - os chamados Bric. "Hoje vivemos uma situação inversa, competimos com a Rússia, China e Índia como foco de investimentos diretos", ressalta. Durante a Feira de Atração de Investimentos, de 10 a 13 de setembro, a Apex vai oferecer um conjunto de informações para os investidores internacionais, detalhadas por estado e também por setores da economia. Segundo Borges, os investidores também terão a chance de conhecer a infra-estrutura física e como ela está sendo modificada pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na opinião do diretor da Apex, a distância geográfica e cultural é uma barreira para as negociações entre brasileiros e chineses, mas não insuperável. "Uma rede de entidades governamentais e privadas oferece capacitação para os empresários transporem as dificuldades. Da mesma forma, a gente vê um esforço por parte dos chineses nesse sentido." O calendário da Apex prevê participação neste ano em vários eventos no continente asiático. (L.L.) (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)((L.L.))