Título: Observação dita o preço
Autor: Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2011, Cidades, p. 41

No fim da tarde de ontem, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do DF (Sindicombustíveis-DF) divulgou nota em que, mais uma vez, nega a prática de cartel. Segundo o presidente da entidade, José Carlos Ulhôa, que assina o texto, os preços parecidos são resultados de fatores como ¿mesmo produto, mesma origem e mesma carga tributária¿. De acordo com ele, a proximidade entre os postos também influencia no que chama de ¿paralelismo de preços¿.

Ao reforçar que não há combinação prévia, porém, Ulhôa explica que ¿a equiparação dos preços é feita por observação e constatação da variação de fluxo de clientes nos estabelecimentos¿, deixando claro que a definição da tabela leva em conta a do vizinho. A ANP informou que estuda a possibilidade de analisar a planilha de custos dos postos do DF. O objetivo é entender melhor a cobrança de valores tão semelhantes, se os gastos com aluguel, equipamento e funcionários, por exemplo, variam de um posto para o outro.

Descontos O sindicato sustenta que os empresários pagam preços iguais pelo produto. Porém donos de postos consultados pela reportagem disseram existir margem para negociação com as distribuidoras. Os valores fechados com os revendedores podem depender da quantidade de combustível encomendada e mesmo da forma de pagamento. Quem possui mais postos também consegue descontos. De acordo com o Sindicombustíveis, cinco redes detêm 42% do mercado do DF ¿ somente uma delas é dona de 91 dos 307 postos.

Na nota, o representante do setor culpa a crise atual pela ¿falta absoluta de políticas públicas para o setor sucroalcooleiro¿. Ulhôa tem defendido que não há reuniões nem telefonemas para combinar preço no DF. Um cartel considerado tácito, no entanto, segundo a literatura econômica, não precisa de nada disso para existir. Basta a sinalização de intenção por uma das empresas em constituí-lo. Quando há poucos agentes no mercado e esses têm poder de impor valores a seus concorrentes ¿ aumenta ou abaixa os valores e observa se os demais adotam a mesma estratégia ¿, o cartel está formado (DA).