Título: Expansão prejudicada
Autor: Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 29/04/2011, Brasil, p. 9

A expansão do programa federal Brasil Profissionalizado, uma das estratégias do Pronatec, esbarra na falta de iniciativa de governantes. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Distrito Federal, Amazonas, Rio de Janeiro e Rondônia ainda não aderiram ao programa. Isso faz com que eles não recebam recursos para construção, ampliação e reformas de unidades, por exemplo.

O governador Agnelo Queiroz (PT) informou que pretende instalar 15 escolas técnicas, entre locais e federais, no DF, nos próximos meses. ¿Já venho tratando isso com o governo federal. Vamos dar um grande salto na área da profissionalização¿, enfatizou. Segundo ele, a cidade sofre com a falta de mão de obra qualificada para a quantidade de vagas disponíveis no mercado. ¿Com esse programa, o jovem ganhará perspectiva de vida e sairá do curso empregado. Vamos oferecer esse ensino técnico de acordo com a vocação de cada cidade e a necessidade do mercado.¿

De acordo com o diretor de Educação Profissional do DF, Antônio Alves, até a próxima semana, será assinada a adesão ao Brasil Profissionalizado. O objetivo é construir sete escolas estaduais. Atualmente, o DF conta com quatro escolas estaduais e dois institutos federais.