Título: Largada para a Copa do Mundo
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/04/2011, Cidades, p. 27

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) oficializou ontem o inicio das comemorações do aniversário de 51 anos de Brasília. Como forma de turbinar a candidatura da capital federal para receber não só a copa do Mundo como também a abertura do evento esportivo, ele participou da cerimônia em que seis projetores reproduziram uma grande bola no Museu da república, na Esplanada dos Ministérios, que trazia o slogan campanha: ¿Brasília 51 anos, a Copa começa aqui¿. ¿Esse momento tem um grande significado para nós. Estamos resgatando a nossa credibilidade, o orgulho de sermos brasilienses¿, disse Agnelo.

Confiante em relação aos cumprimentos das obras exigidas pela Fifa, o governador ressaltou a importância de um acontecimento como a copa do Mundo para o crescimento da cidade. ¿Estamos cientes do legado que um evento como esse deixa para a cidade. Pensamos grande assim como Juscelino (Kubitschek) pensou na construção da capital. Por isso, a campanha é: `A Copa começa aqui¿. Nós podemos e vamos fazer um grande evento¿, garantiu Depois de descartar a redução do projeto para o Estádio Nacional de Brasília, o antigo Mane Garrincha, ontem, motivado pela celebração dos 51 anos de Brasília, Agnelo ratificou o desejo de sediar a abertura. Sem querer entrar em rota de colisão com os governos de São Paulo e Minas Gerais, que também almejam o posto, ele deu garantias ao comitê organizador da Fifa. ¿A abertura seria uma grande conquista para nós. Sabemos que o benefício é fantástico. Brasília está pronta para ser a sede e vamos entregar o estádio pronto até 2012. Temos uma arena no tempo certo, com as obras em dia e pronta para receber a abertura.

Estímulo

Durante a cerimônia, o governador também deixou claro que os dias de festa no feriado emendado servirão para mostrar a capacidade do DF em realizar grandes projetos. ¿Nossa capacidade é grande de tal maneira que receberemos a Copa das Confederações; em 2013; a copa do Mundo, em 2014; a copa América, em 2015; e os jogos de futebol dos Jogos Olímpicos, em 2016¿, prevê.

¿Todos esses eventos irão servir como estímulo para a ampliação dos aeroportos, da nossa rede hoteleira e toda a infraestrutura. Poderemos receber todos os convidados¿, acrescentou. Como forma de reforçar o aspecto esportivo de Brasília, vários eventos estão programados para a semana. Hoje, às 18h, jogadores campeões com a Seleção Brasileira serão homenageados na sala Villa Lobos, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Os atletas escolhidos para receber a moção são o bicampeão mundial Pepe, o Canhão da vila; Dino Sani, campeão com a Seleção em 1958; Paulo César Caju, tricampeão em 1970; e o folclórico viola, presente no tetra-campeonato do Brasil, em 1994. Paulo Victor, ex-goleiro do Fluminense e da Seleção, e Washington, ex-atacante do tricolor carioca, também serão homenageados.