Título: Cenários
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 01/05/2011, Política, p. 3

Confira as principais amarrações para 2012:

» SÃO PAULO O PMDB será o primeiro partido a apresentar candidato próprio à prefeitura da capital. Será Gabriel Chalita, que se filia ao PMDB no próximo dia 28 com festa na Assembleia Legislativa. O partido de Kassab ainda não definiu candidato, mas não está descartada uma aliança que permita ao atual prefeito costurar uma parceria para sair candidato a governador contra Geraldo Alckmin em 2014. PT e PSDB também ainda não definiram candidatos.

» RIO DE JANEIRO O candidato mais bem colocado até o momento é o atual prefeito, Eduardo Paes, do PMDB, que deve ter o apoio do PT. O DEM de César de Rodrigo Maia conversa com Anthony Garotinho (PR), em busca de uma união forças. O PSol tem Chico Alencar; o PV, Fernando Gabeira. O PSDB deve lançar candidato próprio. Índio da Costa, ex-candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, deve ser o nome do PSD na disputa.

» BELO HORIZONTE O atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB) será candidato à reeleição, só não sabe quem serão seus apoiadores. O PT, que ocupa a vice-prefeitura, planeja lançar candidato próprio. O PSDB não deve apoiar Lacerda. O PMDB terá candidato próprio. Será o deputado Leonardo Quintão, que, em 2008, foi ao segundo turno contra o atual prefeito.

» PORTO ALEGRE O atual prefeito, José Fortunatti (PDT), que herdou o cargo quando José Fogaça (PMDB), saiu para concorrer ao governo estadual, planeja disputar mais um mandato. O PCdoB lançará o nome da deputada Manuela D¿Ávila, que já começa um trabalho pela conquista de aliados. Planeja, por exemplo, conquistar o apoio do PSB e do PT. O PSDB deve lançar candidato, assim como o PMDB.

» SALVADOR O prefeito da cidade, João Henrique (PP), deixa o mandato no fim do ano e seu partido deve lançar o deputado João Leão. As oposições (PSDB-DEM-PPS) tentam chegar a uma chapa entre ACM Neto e Antonio Imbassahy. O PT, o PMDB e o PcdoB vão lançar, cada um, um candidato.

» RECIFE Em rota de colisão com o ex-prefeito João Paulo (PT), o atual prefeito, João da Costa, também do PT, corre o risco de perder todos os apoios para concorrer a um segundo mandato. Os dois brigaram a ponto de João Paulo reclamar nas rádios pernambucanas e dizer que a cidade estava abandonada porque Costa havia viajado para a Espanha. Se o PT não se acertar, o mais provável é que o PSB do governador Eduardo Campos lance um nome próprio para concorrer à prefeitura do Recife. A oposição, PSDB e DEM, planejam lançar o nome do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

» GOIÂNIA O atual prefeito, Paulo Garcia (PT), herdou o cargo quando Íris Rezende saiu para concorrer ao governo estadual em 2010. Agora, será candidato à reeleição. A incógnita são seus apoios. Íris Rezende defendeu o apoio a Garcia, mas a deputada Íris, mulher de Rezende, considera que o PMDB deve ter candidato próprio. O DEM estuda lançar o senador Demostenes Torres, mas ele ainda não decidiu se aceitará a missão. O PSDB também quer ter candidato próprio, assim como o PSD.

» BELÉM A sucessão do atual prefeito, Duciomar Costa (PTB), promete ser uma das mais disputadas do país porque não haverá ¿café com leite¿, ou seja, candidato fraco. O PSDB lançará o deputado Zenaldo Coutinho. O PMDB terá José Priante. O PSol, Edmilson Silva, que já foi prefeito da cidade por oito anos quando era filiado ao PT. O PPS pretende lançar Jordy, um dos deputados federais mais votados na eleição de 2010. O DEM deve lançar Valéria Franco. E Duciomar Costa também terá seu representante nessa corrida, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel. Diante de tantos nomes, o PT é o único que ainda não definiu seu candidato.