Título: Claro deixa TIM para trás e começa perseguição à Vivo
Autor: Costa, Thais
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/09/2008, Ti & Telecom, p. C2

São Paulo, 19 de Setembro de 2008 - Com o fechamento dos números da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) relativos a agosto, a Claro saiu do terceiro lugar e conquistou o segundo posto no ranking da telefonia celular brasileira, atrás somente da Vivo. Um mês antes, a TIM era a segunda com 459 mil clientes a mais que a Claro. Em 30 de agosto, a Claro saltou a 34.732.117 clientes, enquanto a TIM registrou 34.726.339 assinantes. A diferença de 459 mil contra a Claro e a favor da TIM em julho foi acrescida de 6 mil pessoas e se inverteu em diferença de 465 mil a favor da Claro, conforme a contabilidade que a operadora fez a partir de números mais genéricos informados pela Anatel. Trata-se de uma diferença "singela", constatada na terceira casa decimal, mas suficiente para a operadora do grupo de Carlos Slim considerar o "momento da virada", conforme afirmou o presidente do grupo no Brasil, João Cox. O executivo disse que a Anatel afirmou que as duas empresas estão em empate técnico porque considerou números até a segunda casa decimal, que mostram uma fatia de 25,09% para cada uma. No entanto, Cox especificou que a participação real é de 25,092% para a Claro e 25,088% para a TIM. Além disso , Cox chama a atenção para a evolução paulatina que o desempenho da Claro tem demonstrado, ainda sem o efeito da portabilidade, uma vez que ela foi iniciada somente este mês. "A portabilidade vai refletir de forma positiva pois já detectamos que para cada cliente que sai da Claro, entram dois de outras empresas", disse Cox sem especificar os totais já registrados nos 18 dias de atuação do novo sistema em algumas cidades do País. Objetivo é a liderança Embora tenha ressaltado que o momento é importante por ser visto pela empresa como uma "virada", a Claro não está satisfeita com a segunda posição e reafirma, em coletiva por telefone, que a liderança continua sendo o objetivo principal. "Obter o segundo lugar é apenas uma etapa", disse Cox, sem definir mudanças no trajeto. "A estratégia continuará a mesma, ou seja, agressividade `no bom sentido` na área comercial, subsídios nos aparelhos e melhoria no atendimento", afirmou citando o lançamento do primeiro blog corporativo da telefonia celular, a terceira geração (3G) e o valor das tarifas. A Vivo, que é a líder, possui 30,12% de fatia de mercado, ou cinco pontos porcentuais a mais. "Desses 5pp, 3,5 pp foram adquiridos com a compra da Telemig", disse Cox. O executivo não antecipa em que prazo vai "encostar" na Vivo mas garante ser apenas uma questão de tempo. A portabilidade mais acelerada a partir de 8 de outubro vai funcionar a favor, considera Cox. "E a Claro posicionou-se favorável a esse direito do consumidor desde o início", lembrou. Tudo isso conta ponto e aparece nos números, acredita. Outro ponto positivo será o lançamento do iPhone, ainda este ano. "TIM e Oi não têm contrato com a Apple", comparou. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2)(Thais Costa)