Título: Dilma anuncia na TV o Brasil sem Miséria
Autor: Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2011, Política, p. 6

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem, em pronunciamento oficial para comemorar o Dia do Trabalho, que irá lançar o programa Brasil sem Miséria nas próximas semanas. No discurso de aproximadamente 10 minutos transmitido em cadeia nacional de tevê (devido a problemas técnicos, foi ao ar nas rádios um discurso antigo, que trata de educação), ela afirmou que a iniciativa vai articular e integrar novas e antigas políticas sociais, ampliar o volume de recursos e oportunidades e ainda mobilizar todos os setores da sociedade para a ¿luta decisiva¿ de acabar com a extrema pobreza. ¿Essa é uma grande bandeira do meu governo. Convoco todos os brasileiros, sem exceção, para vencermos juntos a batalha contra a miséria¿, disse.

Dilma classificou o Brasil como ¿um país grande, de povo forte e economia pujante, mas que só será verdadeiramente rico e feliz quando acabar com a pobreza¿. A presidente ressaltou que o país gera, em média, 195 mil empregos por mês, e que há motivos concretos para que os brasileiros, incluindo ¿os que mais precisam de apoio¿, tenham esperança. Ela salientou que o Brasil tem hoje políticas permanentes para alcançar estabilidade, crescimento, distribuição de renda e combater a inflação.

Ela lembrou ainda que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado na última quinta-feira, mas que ainda precisa ser aprovado no Congresso Nacional, tem como meta inaugurar 200 novas escolas técnicas e capacitar 8 milhões de pessoas até 2014.

Dilma deve passar o fim de semana em Brasília e não participa das festividades organizadas por sindicalistas em São Paulo, pois está gripada.