Título: Na mesma casa e com o mesmo sexo
Autor: Álvares, Débora ; Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2011, Brasil, p. 8

Pela primeira vez em quase 140 anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mediu a quantidade de pessoas que moram com companheiros do mesmo sexo. Em todo o país, 60.002 casais responderam que vivem dessa forma ¿ 0,16% do total de 37,5 milhões de pessoas no Brasil que afirmaram aos entrevistadores serem casadas.

O Distrito Federal é a segunda unidade da Federação com mais casais gays residindo na mesma casa, segundo as declarações feitas aos recenseadores ¿ são 1.239 dos 476.060 que se declararam casados ¿ e perde apenas para o Rio de Janeiro, onde 10.170 dos 3,1 milhões dos casais se declararam do mesmo sexo. O Piauí foi o estado que teve menor registro no quesito cônjuge do mesmo sexo (312).

Durante a coleta de dados do Censo, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) realizou uma campanha para que os homossexuais declarassem sua condição aos recenseadores. A mobilização ganhou a internet e diversas paradas gays pelo país, com o slogan IBGE: se você for LGBT, diga que é! O objetivo foi garantir que a população homossexual fosse mensurada pela primeira vez em todo o país.

Casais como Gilberto Masi, 35 anos, e Itamar Matos, 33, aprovaram a ideia. ¿Respondemos ao Censo e destacamos que estamos juntos¿, contou Itamar. Eles dividem o lar há pouco mais de um ano e acreditam que a medida é mais uma arma contra o preconceito em relação à união homossexual. ¿O caminho é esse, de igualdade de direitos perante qualquer cidadão¿, destacou Gilberto.

Segundo o IBGE, a alteração no questionário não teve a intenção de revelar o percentual de homossexuais da população brasileira, mas de qualificar ainda mais a pesquisa. Para técnicos do órgão, a forma como o levantamento era feito, apenas com a opção cônjuge, deixava dúvidas sobre possíveis erros dos recenseadores no momento em que assinalavam o sexo do entrevistado.

Negros e pardos Além dos dados definitivos do Censo 2010, o IBGE divulgou alguns resultados preliminares, mas já referendados pelo órgão. Os números apontam um crescimento na proporção de pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas ¿ de 44,6% em 2000 para 50,7% no ano passado, um aumento de 6 pontos percentuais. Esse mesmo índice é equivalente à queda de brasileiros que se denominaram brancos ¿ de 53,7% para 47,7%.

No Distrito Federal, a proporção de pretos e pardos supera média nacional. Aqui, 55,95% da população se declarou dentro dessas categorias de cor. O crescimento de tais índices no Brasil vem sendo verificado anualmente pelas pesquisas de amostra domiliciar realizadas pelo IBGE. Para especialistas no tema da igualdade racial, o fenômeno ocorre devido a uma maior valorização do negro na sociedade.

Sudeste lidera Impulsionada pelo Rio de Janeiro, a Região Sudeste é a que concentra o maior número de casais homossexuais: 32.202. Em seguida, curiosamente vem o Nordeste, conhecido por abrigar uma população mais conservadora. Lá, são 12.196 uniões entre pessoas do mesmo sexo. Depois estão o Sul (8.034), o Centro-Oeste (4.141) e o Norte (3.429).

Curiosidades

599.2047 Número de crianças de até 10 anos no Brasil que não têm certidão de nascimento registrada em cartório. O problema é verificado, principalmente, na Região Norte, onde os acessos a cidades maiores são difíceis.

58 Quantidade de municípios criados na última década. Só o Rio Grande do Sul teve um incremento de 29. Na Região Centro-Oeste, foram 20 novas cidades, das quais 15 estão em Mato Grosso.

Borá, o menor município do país Borá, no interior de São Paulo, mantém o título de menor município do Brasil em população. Na última década, a cidade recebeu 10 pessoas a mais na lista de habitantes, totalizando os atuais 805. A cidade mineira Serra da Saudade, segundo lugar no ranking nacional de população pequena, sofreu uma queda no número de residentes: de 873 para 815.

899mil Número de domicílios que, embora com evidências de serem habitados, foram encontrados fechados pelos recenseadores. O montante representa 1,3% do total de residências que tinham que ser visitadas. Mesmo os locais fechados tiveram o número de pessoas estimado, com base em uma metodologia utilizada pelo IBGE e validada internacionalmente. Em 56,5 milhões de domicílios, foi possível aplicar o questionário aos moradores (foto).

13.024 É o número de habitantes por quilômetro quadrado registrado no município conhecido como formigueiro da América: São João do Meriti, no Rio de Janeiro. O índice do Brasil é de 22,43. No Distrito Federal, há 207,40 habitantes a cada quilômetro quadrado.