Título: Acesso restrito
Autor: Sassine, Vinicius ; Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 03/05/2011, Política, p. 2

Para evitar manifestações e conflitos durante as discussões e os debates do novo Código Florestal, a Câmara mudou as regras de acesso à Casa hoje e amanhã. A ideia é restringir ao máximo o número de brasileiros que circularão nas dependências do parlamento.

De acordo com as regras divulgadas ontem, apenas servidores, parlamentares e portadores de credenciais previamente distribuídas por líderes partidários poderão circular nos corredores do Anexo 2 e do edifício principal, nos salões Verde e Negro e nas galerias.

A administração vai distribuir credenciais para que os líderes entreguem a representantes da sociedade civil. Somente serão autorizados a circular pelos corredores quem apresentar essas identificações, que trarão o nome do convidado e a sigla do partido responsável pelo convite. Ao todo, serão 300 vagas para as galerias e 400 para o auditório Nereu Ramos.

As portarias da Câmara também foram orientadas a impedir os acessos, mesmo de pessoas credenciadas, quando o registro eletrônico indicar que três mil pessoas entraram na Casa.

As medidas foram criticadas pelos líderes de diversos partidos e por servidores públicos. Oficialmente, a justificativa é de que o tema interessa a muita gente e a Casa não tem estrutura para abrigar um número excessivo de visitantes. (IT)