Título: Bombardeios e funerais
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/05/2011, Mundo, p. 19

Kadafi enterra seus mortos - um filho e três netos - e coordena ofensivas a Misrata, em mais um dia de combates. Ao mesmo tempo em que organizava ontem os funerais do filho e dos três netos mortos pelas forças aliadas, o ditador Muamar Kadafi mandava bombardear e atacar com tanques os rebeldes que protegem a cidade de Misrata. Os rebeldes da Líbia aproveitaram para comemorar a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, e mandaram um recado aos norte-americanos: ¿Seria um grande presente se os Estados Unidos também matassem Kadafi. Uma grande parte do terrorismo internacional terminou com a morte de Bin Laden em uma operação desencadeada por forças especiais americanas no Paquistão¿, declarou Ahmed Omar Bani, porta-voz militar do Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes na cidade de Bengasi.

O regime líbio lançou ontem uma grande ofensiva contra Misrata, cidade sitiada há dois meses pelas forças leais ao ditador Muamar Kadafi. Vários tanques das forças de Kadafi tentaram entrar na cidade a 200km a leste da capital, Trípoli, mas os rebeldes garantiram ter detido o seu avanço e havia calma em Misrata durante a tarde. Nos últimos dias, os combates se concentraram essencialmente nos bairros do oeste, uma região localizada perto do aeroporto onde ainda estão presentes as forças pró-Kadafi.

No domingo, o porto de Misrata, essencial para o fornecimento de armas e ajuda humanitária à cidade, a qual não se pode chegar por terra, sofreu um intenso tiroteio por parte das forças de Kadafi. Dez pessoas morreram em Misrata e dezenas ficaram feridas pelos bombardeios de domingo à noite e na segunda-feira pela manhã, segundo fontes médicas. ¿O filho de Kadhafi foi eliminado e trata-se de uma vingança¿, especulou o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político dos rebeldes), Ahmed Omar Bani, em Bengasi, bastião dos insurgentes no leste da Líbia

Minas aquáticas Vários navios humanitários, em particular um da Organização Internacional para as Migrações (OIM), esperam desde sábado autorização da Otan para entrar no porto de Misrata, impedidos de navegar porque Kadafi mandou espalhar minas aquáticas nas águas do porto. A Otan anunciou ontem ter destruído apenas duas das três minas lançadas na sexta-feira por navios líbios em frente à Misrata. Navios caça-minas da Otan buscam a terceira mina, ainda não encontrada até ontem por volta das 21h.

O tráfego está paralisado devido aos ataques das forças de Kadafi, que espalharam minas aquáticas nas águas próximas ao cais. A Otan prosseguiu bombardeando Trípoli na noite de domingo, mas negou as acusações do regime líbio, que a acusou de tentar assassinar Kadafi, no bombardeio que matou um de seus filhos.

Seif al Arab Muamar Kadafi, de 29 anos, um dos seis filhos do coronel Kadafi, que não ocupava nenhum cargo público, e três de seus seis filhos ¿ Seif, de 2 anos, Cartago, de 2 anos, e Mastura, de quatro meses ¿ morreram no bombardeio da Otan contra a casa de Seif al Arab, informou o governo líbio. Pedindo vingança e com rajadas de tiros sendo ouvidas ao fundo, cerca de mil pessoas se reuniram para o funeral de Seif Al Arab em Trípoli. Kadafi já havia perdido uma filha adotiva em 1986, quando sua residência em Trípoli foi bombardeada por aviões americanos.