Título: Benedito é notificado
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 03/05/2011, Cidades, p. 23

Começou a contar ontem o prazo para o deputado Benedito Domingos (PP) apresentar sua defesa na Corregedoria da Câmara Legislativa. Agora, ele terá 10 dias úteis para rebater as acusações de formação de quadrilha e de beneficiamento ilícito de parentes em licitações com o GDF. O esquema teria ocorridono período em que o distrital foi administrador de Taguatinga, durante a gestão de José Roberto Arruda. A gravidade da denúncia rendeu a Benedito uma representação contra a sua conduta. Caso o processo por quebra de decoro seja aberto na Comissão de Ética da Casa (veja quadro), o distrital corre o risco de perder o mandato.

Depois da tentativa frustrada de notificar Benedito na última terça-feira, funcionários do órgão conseguiram encontrá-lo na casa dele. A informação foi confirmada pelo corregedor da Câmara, Wellington Luiz (PSC). ¿Um assessor do deputado me ligou pela manhã e pediu que a notificação fosse levada à casa do parlamentar, que assinou o ofício sem problema nem constrangimento¿, contou. Já a assessoria de imprensa do distrital afirmou que ele esteve na Câmara às 11h de ontem e assinou o documento.

O fato é que Benedito não foi visto ontem na Câmara Legislativa, apesar de a segunda licença médica dele ter vencido na última sexta-feira. Nem a audiência pública que tratou da legalização dos terrenos das igrejas e templos religiosos, uma das bandeiras do parlamentar, foi suficiente para atraí-lo ao gabinete. Ao todo, o deputado ficou um mês afastado do trabalho. Dois atestados foram entregues para justificar as ausências. Funcionários dele afirmam que Benedito está em tratamento médico, fazendo fisioterapia para curar a ruptura do tendão do ombro direito. Mesmo com a saúde debilitada, o parlamentar participou, na semana passada, da convenção nacional da Assembleia de Deus Ministério Madureira, em Goiânia (GO), enquanto representantes da corregedoria tentavam notificá-lo.

Foi durante a ausência dele na Casa que a Mesa Diretora decidiu encaminhar à Corregedoria o pedido de investigação interna sobre a conduta do colega. A ato tomou como base os fortes indícios apresentados contra ele. A Polícia Civil do DF enviou o inquérito em que apurou o suposto esquema de favorecimento de parentes do deputado em licitações públicas realizadas para selecionar empresas que fizeram a decoração natalina e de carnaval em Taguatinga, no governo passado. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios também enviou dados. Há provas materiais, como gravações autorizadas, e documentais que mostram como as irregularidades eram cometidas.

Pressão O parecer do corregedor da Câmara, Wellington Luiz, sobre o caso de Benedito será crucial para definir o destino político do parlamentar. Ele terá 15 dias úteis para elaborar o relatório e enviá-lo à Comissão de Ética, depois de receber a defesa do investigado. Tradicionalmente, integrantes da comissão seguem a sugestão do corregedor. ¿Colegas parlamentares me perguntam se estou conseguindo dormir mesmo tendo que fazer o parecer do caso do Benedito. Esse é o ônus da função, mas não me sinto pressionado¿, afirmou.

Benedito ainda não falou sobre a fundamentação da sua defesa tampouco autorizou funcionários a fazê-la. A expectativa é de que ele apareça hoje ao seu gabinete para garantir o quórum na sessão plenária. Se Benedito não apresentar a defesa no tempo previsto regimentalmente, Wellington poderá produzir seu parecer à revelia do distrital acusado.