Título: Demissão coletiva no HUB
Autor: Tolentino, Lucas
Fonte: Correio Braziliense, 03/05/2011, Cidades, p. 28

Depois do cancelamento de cirurgias da semana passada, os diretores do Hospital Universitário de Brasília (HUB) pediram demissão coletiva ontem. O diretor-geral, Gustavo Adolfo Romero, e outras três integrantes da cúpula de gestores decidiram deixar o comando da instituição. Em nota, o grupo alegou que o desligamento decorre de divergências de ¿posturas ideológica e prática com a administração superior da Universidade de Brasília (UnB)¿ em relação à Medida Provisória nº 520, que autoriza o governo a criar uma empresa pública para prestação de serviços gratuitos de assistência médica.

Os diretores se recusaram a dar mais informações sobre o assunto e marcaram entrevista coletiva para hoje. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, afirmou ontem à noite aceitar a demissão coletiva, mas ressaltou que a universidade ainda não tem uma posição definida a respeito da MP 520. ¿Ainda nem levei a discussão ao Conselho Universitário¿, disse.

A carta assinada por Gustavo Romero e por outras três diretoras ¿ Maria Imaculada Muniz Barboza Junqueira, Elza Ferreira Noronha e Laene Pedro Gama ¿ foi entregue no fim da tarde de ontem ao reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior. Os quatro classificaram o pedido como irrevogável. Na nota enviada à imprensa, ainda afirmaram que ficarão ¿à disposição da instituição para garantir a transferência tranquila do cargo para os novos diretores sem afetar a segurança dos pacientes e as atividades dos profissionais em treinamento no HUB¿.

Sem materiais A demissão coletiva agrava a crise que se arrasta no hospital. Na quarta-feira passada, o HUB suspendeu as cirurgias agendadas em decorrência de falta materiais básicos, como fios para suturas. Um débito de R$ 7,6 milhões com fornecedores impossibilitou a compra de equipamentos para o abastecimento do centro médico. Com o objetivo de amenizar a situação, a UnB liberou R$ 1,5 milhão para o pagamento de dívidas com as empresas que compõem os estoques do hospital e a previsão, segundo o HUB, é de que as intervenções voltem ao normal até amanhã. Pelo menos 22 pacientes foram prejudicados pelos cancelamentos.

Empresa pública A Medida Provisória (MP) nº 520, adotada em 31 de dezembro do ano passado, dá à União a possibilidade de criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério de Educação. Entre outras coisas, a entidade deve incentivar o ensino e a pesquisa em universidades federais e prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais.