Título: Embate ministerial
Autor: Sassine, Vinicius ; Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 05/05/2011, Política, p. 2

Da mesma forma que no governo Luiz Inácio Lula da Silva a então ministra Dilma Rousseff se desentendeu com a antiga colega Marina Silva por conta da preservação do meio ambiente, a ministra Izabella Teixeira não se entende com o titular da Agricultura, Wagner Rossi. A comparação entre as divergências na equipe de Lula e na atual corria à boca pequena ontem à noite no plenário da Câmara, enquanto os deputados tentavam explicar por que a votação do Código Florestal terminou adiada.

Rossi não vê a hora de aprovar a proposta e, com um pé na bancada ruralista, não tem restrições quanto às áreas consolidadas, ou seja, o conceito que derruba a exigência de recuperação de floresta em áreas que já são utilizadas para plantio. Mas o Meio Ambiente não aceita. Finca pés na necessidade dessa recuperação da mesma forma que Marina Silva resistia à liberação de licenças ambientais a toque de caixa. Marina, à época, terminou perdendo o cargo ao confrontar-se com a então titular da Casa Civil.

Agora, caberá à presidente Dilma arbitrar quem vai vencer essa queda de braço no Executivo, uma vez que esse é um dos temas que travou a votação do texto do novo código no plenário e, enquanto o governo estiver dividido, dificilmente o parlamento votará a proposta.