Título: Questão de segurança
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 05/05/2011, Brasil, p. 14

O transporte coletivo é a principal forma de locomoção de 64,98% dos moradores das capitais brasileiras, mas esses números poderiam ser maiores se houvesse mais investimentos em rapidez e conforto, conforme aponta o estudo do Ipea. Há outro fator decisivo na escolha da forma de locomoção nas cidades. Entre os que usam carro a sensação de segurança é fundamental para que não queiram experimentar andar de ônibus ou de metrô: cerca de 80% deles se sentem mais seguros em seus carros em relação à prevenção de acidentes ou assaltos.

Segundo Ernesto Galindo, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea responsável pelo estudo, pode haver uma impressão equivocada dos entrevistados no que diz respeito a violência e meios de transportes.

Para inverter esse quadro, seria necessário, segundo ele, investir em infraestrutura e, só depois, convencer a população de que há formas alternativas de deslocamento.

¿Talvez, em algumas situações, o transporte já tenha qualidade razoavelmente alta. Então, se as pessoas não souberem, não passarão a utilizá-lo.

Às vezes, elas não sabem como se configura o transporte público na cidade em que moram¿, explica Galindo.

A pesquisa divulgada ontem é um complemento de um estudo divulgado em janeiro pelo Ipea. O documento mostra, entre outros pontos, que a maioria da população não aprova o transporte público: para 55% dos entrevistados, o serviço oferecido nos municípios do país não passa de regular. (AES)