Título: Houve falha da inteligência
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 05/05/2011, Mundo, p. 28

Ex-ministro de Comunicações do Paquistão e professor de relações internacionais da Universidade Quaid-I-Azam (em Islamabad), Sayed Rifaat Hussain denuncia uma falha de inteligência do governo do presidente Asif Ali Zardari. De acordo com ele, é inconcebível que o serviço secreto ISI e os militares paquistaneses não soubessem que Osama bin Laden vivia ao lado da Academia Militar, em Abbottabad. Hussain aposta que o líder da rede Al-Qaeda entrava e saía da cidade com frequência, de forma despercebida. ¿Como o foco estava sobre outros grupos militantes, e não sobre a Al-Qaeda, o governo paquistanês desistiu de procurar Bin Laden¿, afirmou ao Correio o analista paquistanês.

Osama bin Laden vivia a pouco menos de 1km da Academia Militar de Abbottabad. O senhor acredita que ele recebia proteção do Exército do Paquistão? A família de Osama bin Laden estava vivendo naquela casa, do lado de fora da Academia Militar. Não está claro desde quando ele morava naquele complexo. Os militares paquistaneses e o serviço secreto ISI não estavam cientes disso. Nesse sentido, houve uma falha da inteligência. Bin Laden escolheu viver ali, talvez, por causa da rede de amigos árabes, incluindo mensageiros kuweitianos e um indonésio que foi recrutado na vizinhança, nos últimos meses. No momento do ataque, não havia certeza de que Bin Laden realmente estaria lá.

É possível que existam relações entre setores do ISI e grupos terroristas dentro do país? O ISI tem contato com grupos militantes, mas não existem provas críveis de que esses contatos estariam sendo usados para fortalecer essas facções.

Mas Bin Laden estaria vivendo em Abbottabad sem o conhecimento das autoridades paquistanesas? Osama bin Laden provavelmente entrava e saía da cidade, e as autoridades paquistanesas nada sabiam sobre seu movimento. Elas acreditavam que o rastreamento do líder da Al-Qaeda era ¿frio¿. Como o foco estava sobre outros grupos militantes, o governo paquistanês desistiu de procurá-lo.

Por que o Paquistão se tornou um celeiro de terrorismo, e como se explica o fato de Islamabad ser incapaz de controlá-los? A rede Al-Qaeda moveu-se para o Paquistão após o fracasso norte-americano em interditá-la fisicamente, após a Operação Liberdade Duradoura. O Paquistão prendeu cerca de 240 integrantes da Al-Qaeda em novembro de 2001 e os repassou a Washington. O Paquistão está lutando contra esses militantes e levará tempo para degradá-los, como parte de uma campanha contraterrorista.