Título: Sem fotos de osama
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 05/05/2011, Mundo, p. 28

O mundo provavelmente jamais terá provas da morte do terrorista saudita Osama bin Laden. Em uma jogada política arriscada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descartou a divulgação de fotografias do corpo do líder da rede terrorista Al-Qaeda.

¿Isso não é o que somos. Não queremos mostrar as imagens como se fossem troféus. Na verdade, trata-se de alguém que merecia a justiça que recebeu¿, declarou o democrata, em entrevista ao programa 60 Minutes, que será exibido no domingo pela rede de TV CBS. ¿Bin Laden não é um troféu. Ele está morto e agora vamos continuar nosso foco na luta para acabar com a Al-Qaeda¿, acrescentou.

Obama considera os riscos de publicar as fotos maiores do que os benefícios e não se importa com os adeptos de teorias conspiratórias ¿ para ele, haveria suspeitas sobre uma alteração das mesmas.

¿É importante ter certeza de que essas fotos fortes de alguém que levou um tiro na cabeça não fiquem por aí, incitando mais violência ou servindo como ferramenta de propaganda¿, alertou. Ainda segundo o presidente, ¿dada a natureza violenta da foto, (sua publicação) criaria um risco para a segurança nacional¿.

No entanto, a Reuters retransmitiu ontem as fotos dos corpos de três homens que teriam sido assassinados durante a operação que eliminou Bin Laden em uma mansão, na cidade paquistanesa de Abbottabad, a 60km de Islamabad. A agência comprou as imagens de um oficial paquistanês que teve acesso à casa logo após a invasão dos Seals, a força de elite americana, na segunda-feira. Elas teriam sido feitas por volta das 2h30 (hora local).

Especialistas em terrorismo consultados pelo Correio concordam com a decisão da Casa Branca de não mostrar Bin Laden morto. Para o afegão Abdulhadi Hairan, as fotos não serviriam a qualquer propósito. ¿Pelo que ouvi, as imagens são horríveis. Se as pessoas querem confirmar que Bin Laden está morto, podem fazê-lo por meio de sua mulher e de seus filhos, sob tutela do governo do Paquistão¿, comentou, por meio da internet. Magnus Ranstorp, da Universidade de Defesa Nacional Sueca, acredita que Obama está ¿em apuros¿.

¿Mas ele fez a coisa certa, ao criar dúvidas, por causa do paradeiro do corpo de Bin Laden¿, opinou. Segundo Ranstorp, haveria o risco de retaliação, caso imagens grotescas fossem divulgadas. ¿Também era importante que simpatizantes não localizassem seu túmulo. É claro que as pessoas apostarão em teorias conspiratórias¿, acrescentou. O analista sueco sustenta que Washington não pretende insultar os muçulmanos e se tornar razão para radicalização, ódio e vingança.

Mais revelações O veto à divulgação das fotografias lança combustível à fogueira de versões controversas sobre a morte de Bin Laden e às críticas da oposição republicana. ¿Mostre a foto como aviso aos outros que buscam a destruição da América.

Sem se acovardar, sem politicagem, sem drama; faz parte da missão¿, escreveu no microblog Twitter a ex-governadora do Alasca Sarah Palin, candidata a vice-presidente em 2008 e cotada a disputar as eleições contra Obama. Uma fonte de segurança paquistanesa contou à rede de TV Al-Arabyia que a filha de 12 anos de Bin Laden assegurou que o pai foi capturado vivo, no primeiro andar da casa em Abbottabad, e arrastado ao helicóptero após ter sido morto na frente da família.

A revista National Enquirer publicou que o líder da Al-Qaeda chegou a implorar por sua vida. ¿Não sou eu, não sou eu¿, teria dito ele, ao ser confrontado pelos soldados. Para Ranstorp, o debate sobre uma possível execução de Bin Laden é irrelevante. ¿Os EUA agiram em autodefesa¿, sustenta. O site Politico anunciou que a força de elite da Marinha americana encontrou 500 euros em dinheiro e dois números de telefone costurados na roupa de Bin Laden ¿ a descoberta sugere que ele estaria pronto para a fuga. ¿As circunstâncias dos momentos finais de Osama não são conhecidas. Temos a certeza de que ele estava desarmado, pode ter resistido e, então, foi assassinado¿, disse ao Correio o paquistanês Syed Rifaat Hussain, professor de relações internacionais na Universidade Quaid-i-Azam, em Islamabad.

Hoje, Barack Obama visitará o Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. O ex-presidente George W. Bush rejeitou o convite para acompanhar o atual chefe de Estado no compromisso, apesar de ter considerado a morte de Bin Laden ¿uma vitória importante na guerra ao terror¿.