Título: Sem avanço no Código
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 06/05/2011, Política, p. 3

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) garantiu aos líderes da bancada ruralista que manterá no relatório do novo Código Florestal Brasileiro os pontos relacionados a áreas consolidadas pela agricultura e à dispensa de recomposição de reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais. O impasse sobre esses pontos, inadmissíveis para o governo, levou ao adiamento da votação do relatório no plenário da Câmara. A proposta seria votada na quarta-feira, mas foi remarcada para o dia 10. A Casa Civil busca um projeto consensual, mas Aldo e o governo continuam irredutíveis.

Aldo reforçou sua convicção ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PPS-RO). Ele e outros três deputados historicamente ligados aos ruralistas estiveram no gabinete de Aldo ontem pela manhã: Moacir Micheletto (PMDB-PR), Homero Pereira (PR-MT) e Valdir Colatto (PMDB-SC). O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o assunto não foi tratado ontem em nenhuma esfera das negociações.

Para a bancada ruralista, a manutenção das áreas consolidadas e a dispensa de reserva legal são pontos essenciais. ¿São o eixo norteador. Aldo não abre mão, senão será desmoralizado para o país inteiro¿, diz Moreira Mendes.