Título: Ovnis no Planalto Central
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2011, Política, p. 7

Na noite de 29 de maio de 1977, um fenômeno alertou a Força Aérea Brasileira (FAB). Foi registrada a presença de um objeto voador não identificado (Ovni), que sobrevoou o céu de Brasília, passando sobre o Palácio da Alvorada e a Esplanada dos Ministérios. A conversa entre o piloto de um caça da FAB e a torre de comando, relatada em documentos mantidos secretos pelas Forças Armadas por décadas, mostrava que algo anormal estava ocorrendo no espaço aéreo do país. ¿Confirme se avista tráfego na sua proa. Velocidade pequena, altitude e tipo desconhecido¿, questionou a torre. ¿Negativo, nada avistado¿, retornou o aviador, sem perceber a presença de um Ovni que também foi detectado pelos controladores de voo do aeroporto de Brasília. ¿Apareceu novamente, está sobre o aeroporto¿, informou a torre. ¿Positivo, consigo vê-lo. Tem uma luz azul, como se fosse uma estrela, mas está se deslocando¿, emendou o piloto, que ainda tentou alvejar o objeto, mas não conseguiu atingi-lo. Foi então que o Ovni desapareceu no horizonte, em alta velocidade.

Oito dias antes dessa ocorrência, outra aparição foi notificada. Dessa vez, por um avião comercial que havia saído de Belo Horizonte em direção a Brasília. Quando a aeronave estava próxima de Anápolis (GO), o piloto reportou à torre que dois pontos no radar indicavam aparelhos se aproximando. Logo depois, foram avistados dois Ovnis, que brilhavam nas cores branca e vermelha. ¿Os objetos aproximaram-se da gente¿, relatou o comandante. ¿Há uma luz muita intensa, parece um farol¿, acrescentou.

Um depoimento semelhante ocorreu no mesmo instante, por outro piloto que também teria visto o Ovni, a menos de 200km de Brasília. ¿Parece ser Vênus¿, sugeriu o comandante do avião. Porém, o piloto que fez a primeira observação afirmou a seu colega, por rádio, que continuava a ver o aparelho, e também Vênus, concluindo que se tratava de um ¿disco voador¿, e não do planeta. O objeto chegou a ser detectado pelos radares do Centro de Aproximação (APP) do aeroporto de Brasília, mas até hoje ninguém sabe o que era. Esses e muitos outros relatos sobre o tema constam em documentos secretos das Forças Armadas que foram tornados públicos no ano passado. Hoje, esses papéis estão no Arquivo Nacional, em Brasília.

Discrição Em 1977 e nos seguintes, foram registrados diversos casos de Ovnis no Distrito Federal e no Entorno pelas torres de controle do aeroporto de Brasília, por aeronaves que sobrevoavam a região e também pela FAB. Mas somente em 1989 a Aeronáutica admitiu a existência desse tipo de fenômeno, que estava sendo discutido na sociedade ¿lastreado por testemunhas de relativa insuspeição¿.

A Força procurou tratar do assunto de forma discreta, mas realista: ¿A Aeronáutica não deve ficar alheia ao problema, embora deva evitar explicá-los sem base científica ou expor-se ao ridículo desnecessariamente¿, recomendou a chefia do Estado Maior, por meio de um boletim externo secreto. No entanto, apesar de reconhecer a ocorrência do fenômeno no espaço aéreo brasileiro, os militares não comentam o assunto atualmente.