Título: Gasolina não sobe no refino
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 07/05/2011, Economia, p. 15

O governo anunciou que não pretende aumentar o preço da gasolina da Petrobras. Após se reunir por três horas com a presidente Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que, ao contrário, o valor deve cair, em breve, devido ao aumento da produção de álcool com a intensificação da safra da cana de açúcar no centro-sul do país. ¿Não alteramos o preço dos combustíveis ao sair das refinarias há nove anos. Assim nós nos manteremos. Não haverá alteração alguma, enquanto o preço internacional do barril de petróleo estiver em torno desses patamares que conhecemos¿, afirmou.

Depois de uma escalada de preços desde o início do ano, o petróleo continuou com fortes quedas na semana. Ontem, em Nova York, o barril fechou a US$ 97,18 ¿ uma queda de US$ 2,62 no dia ¿ em contratos negociados no mercado futuro. Foi o quinto dia consecutivo de recuo. Com base nesse cenário, Lobão garantiu que o preço do etanol ¿ que afeta o valor da gasolina, devido à adição do etanol anidro ¿ cairá na próxima semana.

O ministro informou ainda que a Petrobras elevará sua participação na produção de etanol no Brasil, dos 5% atuais, para 12% a 15%, nos próximos três ou quatro anos. A intenção é fazer com que a estatal tenha uma presença mais agressiva nesse mercado e transformá-la, definitivamente, em um regulador no fornecimento e dos preços do etanol.

Mágica O intervenção do governo ocorre aos poucos. Na semana passada, foi editada medida provisória que deu à Agência Nacional do Petróleo (ANP) o poder de regular a produção, a importação, a exportação, a estocagem e a venda do etanol e outros biocombustíveis. O texto estabelece que o etanol será tratado como combustível, e não mais como produto agrícola. O objetivo, segundo Lobão, é atuar ¿com mais força¿ contra os abusos que ocorrem ano a ano.

O presidente da DZ Negócios em Energia e ex-diretor da ANP, David Zylberstjan, disse que está curioso para saber como a agência vai agir. ¿Não entendo que mágica será essa. A ANP não pode interferir no setor produtivo, ou obrigar a plantar cana de açúcar ou a produzir álcool¿, comentou. O preço do álcool anidro, misturado à gasolina, está em queda nas usinas desde a semana passada. Para tentar conter a alta da gasolina, o governo reduziu a banda do percentual que pode ser adicionado ao combustível. A nova margem é de 18% a 25%, contra 20% a 25% na semana passada.

Força-tarefa para Belo Monte O governo vai deflagrar ação coordenada com vários ministérios para acelerar as obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. A decisão foi tomada após encontro de mais de três horas entre o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Segundo Lobão, a usina é prioridade, da qual o governo não abre mão. ¿Trata-se de energia limpa para evitar que o país lance mão de termelétricas, que produzem energia suja e cara¿, afirmou o ministro, lembrando que a usina vai produzir 11 mil megawatts, suficientes para substituir várias termelétricas. Ele disse que apresentou à presidente relatório detalhado sobre as dificuldades que têm retardado Belo Monte.