Título: Remédio ineficaz
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 10/05/2011, Política, p. 2

Todo ano eles fazem quase tudo sempre igual: os prefeitos desembarcam em Brasília com o discurso de que estão dispostos a chutar o balde com o governo federal, mas acabam saindo, de um jeito ou de outro, de mãos abanando. Ou com uma aspirina para passar a dor de cabeça da falta de recursos.

Mas nunca há um remédio verdadeiramente eficaz para o problema das transferências voluntárias. São convênios feitos com emendas que terminam canceladas, mas as dotações continuam no sistema; históricos de falta de recursos que se repetem em discursos de representantes municipais de norte a sul; e liberação ao sabor das conveniências políticas.

Invariavelmente, o governo vai lá, faz um discurso, lança um novo programa com foto nas prefeituras e todos voltam para casa com a sensação de que poderia ser melhor. O cotidiano, contudo, pouco se altera e eles regressam irados no ano seguinte, com a mesma pauta de reivindicações.

No ano passado, pretendiam até exibir um vídeo mostrando as agruras dos prefeitos de pires na mão diante de um Executivo moroso e que não costumava cumprir as promessas. Não o fizeram a pedido do governo federal, principalmente para não prejudicar a corrida eleitoral. Agora, prometem mostrar o filme. Talvez seja a única novidade de uma marcha cheia de pedidos e poucas respostas. (DR).