Título: Ministra devolverá diárias
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 10/05/2011, Política, p. 6

Depois de orientada pela Controladoria-Geral da União (CGU) a devolver os valores de diárias recebidas por dias não trabalhados, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, resolveu restituir os cofres públicos. Em nota, a CGU informa que Ana procurou ontem o ministro titular da Controladoria, Jorge Hage, para pedir orientações e prestar esclarecimentos sobre a reportagem publicada no domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O periódico destaca que a ministra costuma marcar compromissos oficiais fora de Brasília, sobretudo no Rio de Janeiro, às sextas e às segundas-feiras, e receber diárias pelos sábados e domingos de folga. A reportagem diz ainda que Ana de Hollanda recebeu, nos últimos quatro meses, R$ 35,5 mil por 65 diárias ¿ em pelo menos 16 ela não teria agenda oficial.

¿Chegou-se ao entendimento conjunto de que seria mais conveniente a devolução dos valores correspondentes a diárias recebidas naqueles (cinco) dias em que não houve compromissos oficiais, o que será providenciado nos próximos dias¿, destaca a CGU. O órgão avalia, porém, que o número de viagens feitas pela ministra é ¿justificado¿, pois várias entidades vinculadas ao Ministério da Cultura estão sediadas no Rio.