Título: Pressão sobre o Congresso
Autor: Rothenburg, Denise ; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 11/05/2011, Política, p. 3

Confiando na quantidade de prefeitos ¿ cerca de 2,5 mil presentes ¿ que participam da edição 2011 da Marcha a Brasília Em Defesa dos Municípios, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pediu que os políticos pressionem os parlamentares de suas regiões para acelerar os trâmites de projetos considerados estratégicos no Congresso.

Em discurso na manhã de ontem, Ziulkoski sugeriu aos participantes do evento que procurassem os aliados na Câmara e no Senado, inclusive por meio de mensagens de texto de telefones celulares, para ressaltar a importância da aprovação da Emenda Constitucional nº 29, que regulamenta o financiamento de projetos na área da Saúde. Além disso, eles querem reverter o veto ao artigo que divide igualmente os royalties do petróleo entre todos os municípios brasileiros, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a liberação dos restos a pagar.

¿Essa é a hora de nos mobilizarmos. Precisamos ir atrás dos deputados e dos senadores. Se o veto for derrubado, os recursos do petróleo vão cair direto nos caixas das prefeituras. Amanhã (hoje), vamos ao Congresso para pressioná-los porque esse é o momento de conquistarmos os recursos do pré¿sal. Temos de aproveitar o evento para vencermos esta luta¿, disse Ziulkoski.

Quando lembrava que o desequilíbrio das contas públicas nas prefeituras podia ser amenizado com as vitórias no Congresso, o presidente da CNM era muito aplaudido pelos prefeitos. A plateia ficou ainda mais empolgada quando um vídeo que mostra a saga dos prefeitos para conseguirem dinheiro para a conclusão de obras foi exibido. A animação foi a mesma que teve a divulgação vetada, ano passado, durante a campanha presidencial da então candidata Dilma Rousseff.

Até o Código Florestal entrou na pauta de reivindicação dos prefeitos. Em determinado momento, Ziulkoski perguntou quem era a favor da aprovação do texto atual, que deve ser votado hoje na Câmara. A maioria demonstrou apoio ao projeto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e o presidente do CNM se comprometeu a enviar o recado ao Congresso.

Visita O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), chegou ao evento no fim da tarde de ontem. Abordado por jornalistas, ele negou que estivesse em Brasília para tentar levar mais políticos para o novo partido. ¿Não vim tratar dessa questão. A marcha é uma oportunidade suprapartidária para tratar dos problemas dos municípios brasileiros¿, destacou. (IS e DR)

Professores cobram piso nacional Se os prefeitos estão em Brasília para pressionar o governo, os professores se mobilizaram para pressionar os prefeitos. Um movimento organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação reúne hoje na capital cerca de 1,6 mil professores para cobrar o cumprimento da lei que garante o piso salarial da classe. Em abril, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade do piso nacional para os professores da rede pública. ¿Chegou a hora de os prefeitos pararem de adiar a aplicação da lei. O piso foi sancionado há dois anos, mas efetivamente não entrou em vigor¿, cobra o presidente da CNTE, Roberto Franklin Leão.