Título: Alerta aos lojistas
Autor: Monteiro, Fábio
Fonte: Correio Braziliense, 11/05/2011, Economia, p. 9

Diante do avanço no número de maus pagadores, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) quer tornar mais rigorosa a concessão de crédito. A partir de hoje, a entidade vai enviar uma carta aos associados, com informações sobre os perigos da falta de critérios na hora de liberar os financiamentos. A proposta é restringir a quantidade de parcelas e, com isso, derrubar os índices de inadimplência.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, lembrou que, atualmente, 53% das famílias devem mais do que ganham. Estudo das empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpane, feito a pedido da Associação Paulista dos Supermercados (Apas), mostrou que, enquanto os rendimentos médios do brasileiro subiram 13% e atingiram R$ 2.146 no ano passado, as despesas chegaram a R$ 2.171. ¿O sinal amarelo acendeu. Para o comerciante, só existe algo pior do que não vender: fechar o negócio e não receber¿, afirmou.

Na avaliação do agente de viagens Anderson Rocha, 30 anos, a iniciativa da CNDL trará bons resultados. A seu ver, as dívidas que mais pesam no bolso são as diárias, como gastos com transporte e alimentação. ¿As contas do cotidiano, somadas à prestação de casa e carro, me deixam apertado¿, admitiu. ¿A melhor saída é reorganizar a vida financeira. As pessoas consomem mais do que podem e não conseguem pagar.¿ (FM)