Título: Ex-deputado, hoje manifestante
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 11/05/2011, Cidades, p. 25

Eleito em 2006 com a bandeira da habitação, o ex-deputado distrital Batista das Cooperativas não conseguiu um novo mandato para a Câmara Legislativa nas últimas eleições. Mas o político que fez carreira nos movimentos de luta pela moradia, especialmente na região do Recanto das Emas, parece ter voltado à ativa para reconquistar o espaço que perdeu no tabuleiro eleitoral.

Ontem pela manhã, o ex-distrital engrossava o coro dos líderes de associações habitacionais barrados na porta do Palácio do Buriti. Como o espaço do auditório era pequeno para a grande quantidade de presentes, os seguranças do governo tiveram que proibir a entrada de dezenas de militantes, o que gerou revolta e algumas tentativas de invasão.

Batista das Cooperativas estava no meio dos populares e acompanhava de perto os presidentes de entidades habitacionais que esbravejavam contra a triagem de pessoas e também contra a decisão do GDF de excluir a criação do Setor Catetinho do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Batista, que nas eleições de outubro foi candidato dentro da coligação que elegeu Agnelo Queiroz, tenta continuar surfando politicamente na distribuição de imóveis populares. (HM)