Título: Taxas diferentes
Autor: D"angelo, Ana ; Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 09/05/2011, Economia, p. 8

Atualmente, cada banco oferece diversas opções de fundos de renda fixa. E a rentabilidade também varia, conforme a taxa de administração cobrada e o valor inicial de aplicação e demais depósitos. Quanto maior o custo para gerir o fundo, menor o rendimento. É por isso que a poupança, que virou a estrela dos investimentos com a redução da taxa Selic para menos de 10% a partir do segundo semestre de 2009, continua ganhando de vários desses fundos, mesmo com a retomada de alta da taxa de juros básica desde o fim de 2010.

Por isso, o investidor deve comparar as características de cada fundo e demais aplicações para escolher a que se adequa melhor ao seu perfil e à sua programação financeira. Para comparar a rentabilidade dos fundos de renda fixa e de outras aplicações, as pessoas devem acessar o site dos bancos, que disponibilizam a tabela de rendimentos na seção de investimentos.

Mas atenção: os percentuais informados são brutos, sem dedução do Imposto de Renda, embora já esteja descontada a taxa de administração. Assim, para saber o ganho líquido, é preciso deduzir do percentual informado o IR (de 22,5% para prazos de até seis meses, de 20% para até um ano, de 17,5% para período acima de um até dois anos e de 15% para mais de dois anos). A poupança é isenta do IR, mas não tem liquidez diária ¿ os resgates são a cada período de 30 dias. Se tirar o dinheiro antes de completado esse prazo, o investidor vai perder todo o rendimento do período aplicado.

Tradicionalmente renovados a cada 30 dias, também há a opção de CDBs com liquidez diária, mas há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de forma decrescente (o tributo diminui com o passar dos dias em que o dinheiro fica aplicado), para resgate antes dos primeiros 30 dias.

Para quem optar pela aplicação no Tesouro Direto, o diretor da Easynvest, Amerson Magalhães, aconselha a fazer uma cesta, em que vai destinar parte dos recursos para os títulos pós-fixados indexados à Selic e a índices de inflação, como IGP-M e IPCA. Segundo ele, garante-se boa rentabilidade mesmo aplicando pequenas quantias, a partir de R$ 200. ¿Até o pequeno investidor consegue uma boa rentabilidade desses títulos e consegue fazer essa composição que o deixa numa situação muito favorável caso estivesse investindo só na poupança¿, afirma.

Magalhães lembra que os fundos ofertados pelos bancos são compostos dos mesmos títulos vendidos diretamente às pessoas físicas pelo Tesouro Nacional. ¿No Tesouro Direto, em vez de deixar a administração do fundo para o banco, o investidor vai e compra diretamente. As taxas cobradas são inferiores às de administração dos fundos, o que vai resultar em rentabilidade maior¿, diz ele.

Quanto à liquidez, Magalhães alerta que o investidor não precisa se preocupar. Basta uma boa programação, pois é possível vender os títulos toda quarta-feira, porque o governo está sempre lá disposto a recomprá-los. ¿A liquidez é semanal.¿